Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Homem-bomba mata 16 policiais e recrutas no Iraque
Soldados das for�as armadas iraquianas observam cratera deixada pela explos�o de um homem-bomba nas nas proximidades de um centro de recrutamento da pol�cia
Homem-bomba mata 16 policiais e recrutas no Iraque
Foto: AFP

MOSUL, Iraque (Reuters) - Um homem-bomba matou 14 recrutas da pol�cia e dois policiais no norte do Iraque na quinta-feira, disseram fontes ligadas � pol�cia e ao Ex�rcito.

Usando um uniforme militar, o homem-bomba explodiu nas proximidades de um centro de recrutamento da pol�cia perto de Mosul, no qual havia uma fila de cerca de 200 candidatos, disse a pol�cia.

Dez recrutas e cinco policiais ficaram feridos, disseram fontes militares e policiais.

Os ataques de insurgentes sunitas a recrutas t�m sido frequentes e j� mataram centenas deles.

O ataque aconteceu ao mesmo tempo em que uma confer�ncia sobre a reconstru��o do Iraque estava sendo feita em Estocolmo.

Autoridades de seguran�a do Iraque disseram que uma ofensiva contra a Al Qaeda eliminou a maior parte da rede de rebeldes em Mosul, considerada pelo Ex�rcito norte-americano a mais forte das �reas do grupo.

A Al Qaeda, que nega as previs�es de que esteja chegando ao fim, procurou abrigo nas prov�ncias do norte do Iraque depois de ser expulsa de Bagd� e da prov�ncia de Anbar, no oeste do pa�s, no ano passado.

A viol�ncia no Iraque est� no n�vel mais baixo em quatro anos, de acordo com as estat�sticas divulgadas pelo Ex�rcito dos Estados Unidos, mas autoridades dizem que o progresso ainda � fr�gil e revers�vel.

O prefeito de Sinjar, Dakheel Qassim, disse que a pol�cia da cidade est� recrutando h� tr�s dias.

Depois de receberem a informa��o de que haveria um ataque suicida, as autoridades da cidade pediram � pol�cia que suspendesse o recrutamento, mas a popula��o, movida pela necessidade de arranjar trabalho, continuou a fazer fila em frente ao local.

"Eles se juntaram em frente ao port�o do centro de recrutamento, apesar da pol�cia ter dito por meio de alto-falantes que n�o haveria recrutamento hoje e que todos deveriam ir embora", disse o prefeito.

(Reportagem de Aseel Kami)

Homem-bomba mata 16 policiais e recrutas no Iraque

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir