Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-06-2008

Obama diz ter falado com Hillary sobre unir o Partido
Ele aproveitou para criticar a pol�tica do republicano McCain sobre o Iraque.
Obama diz ter falado com Hillary sobre unir o Partido
Foto: The New York Times

O senador Barack Obama conversou diretamente com sua rival Hillary Clinton nesta quarta-feira (4), um dia ap�s ter se declarado vencedor das pr�vias democratas que indicam o candidato do partido � Casa Branca. Ele disse estar otimista em que os dois poderiam conseguir a unidade do partido depois dos mais de cinco meses de batalha pela indica��o � candidatura presidencial.

Obama tamb�m acusou o rival democrata, John McCain, de apoiar um plano para "permanecer, e n�o para vencer no Iraque".

Obama visitou o Senado americano, onde foi cumprimentado por parlamentares dos dois partidos pela sua vit�ria. Obama confirmou a conversa com Hillary, que n�o estava no Congresso.

"Eu falei com ela hoje, e n�s vamos conversar nas pr�ximas semanas. E eu estou muito confiante de que o Partido Democrata vai estar unificado e vai vencer em Novembro", disse Obama na sa�da do Senado.

Questionado se Hillary disse se planejava desistir, Obama desconversou. "N�o foi uma conversa detalhada."

Em busca do vice

Integrantes da campanha de Obama disseram que tr�s pessoas, incluindo Caroline Kennedy, v�o iniciar uma pesquisa para escolher o vice-presidente da chapa.

Caroline, filha do ex-presidente John Kennedy, se juntar� na miss�o ao ex-promotor-geral Eric Holder e ao ex-presidente da Fannie Mae, Jim Johnson, que tamb�m ajudou John Kerry (2004) e Walter Mondale (1984) a escolherem seus vices.

Em Washington, crescem os rumores de que Hillary poderia formar chapa como vice de Obama.

Oriente M�dio

Obama participou de reuni�o do lobby pr�-Israel Conselho de Assuntos P�blicos Israelo-Americano (AIPAC). Ele disse que Jerusal�m deve permanecer como capital "indivis�vel" de Israel.

"Jerusal�m continuar� sendo a capital de Israel, e deve permanece indivis�vel". Ele garantiu que vai apoiar o direito de Israel se defender, e prop�s um "esfor�o ativo" para conseguir um acordo de paz amplo no Oriente M�dio. "Eu vou sempre estar ao lado do direito de Israel se defender nas Na��es Unidas e ao redor do mundo", disse.

Amea�a iraniana

Obama tamb�m assegurou que vai trabalhar para "eliminar" a amea�a que, segundo ele, o Ir� representa para o Oriente M�dio e para a seguran�a internacional caso consiga adquiriu armas nucleares.

"O perigo do Ir� � grave e real, e meu objetivo vai ser eliminar esta amea�a", disse Obama. "Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para evitar que o Ir� obtenha uma arma nuclear", disse, sob aplausos.

Alguns dos cr�ticos de Obama tentaram minar seus apoio entre eleitores judeu sugerindo que, no governo, Obama faria mais press�o que Bush para que Israel fizesse concess�es nas negocia��es de paz no Oriente M�dio.

Fim das pr�vias democratas

Obama declarou-se na ter�a-feira o vencedor das pr�vias democratas � Casa Branca, ap�s as vota��es em Dakota do Sul e Montana, que encerraram o processo. "Posso dizer que serei o candidato � presid�ncia dos Estados Unidos", disse. "Hoje termina uma jornada hist�rica e come�a outra." Apesar disso, a senadora n�o admitiu a derrota.

No discurso em St. Paul, Minnesota, para um p�blico de 18 mil pessoas, o senador elogiou Hillary por ter "inspirado milh�es de eleitores" e afirmou que "melhorou como candidato" por ter concorrido contra ela.

Ao falar das preocupa��es de que a disputa tenha deixado os eleitores do partido divididos, Obama disse que � hora de os democratas se unirem para derrotar o republicano John McCain, praticamente definido como candidato republicano desde mar�o. "Vamos nos unir em um esfor�o comum para desenhar um novo caminho para a Am�rica", disse.

Pouco antes disso, Hillary, em discurso em Nova York, chegou a parabenizar Obama "por tudo o que ele obteve durante a campanha", mas n�o desistiu da candidatura. Ela disse que "n�o tomaria decis�es" nesta noite e que consultaria l�deres democratas para definir seu futuro.

Agora, o nome de Obama -primeiro negro a concorrer com chances � Presid�ncia americana - deve ser ratificado pela conven��o nacional do partido, que ocorre em Denver, Colorado, entre 25 e 28 de agosto. Ent�o, ele parte para a campanha contra McCain (e contra poss�vel candidatos independentes) nas elei��es marcadas para 4 de novembro.

Obama diz ter falado com Hillary sobre "unir" o Partido Democrata na campanha
Virtual vencedor das pr�vias n�o disse se senadora cogitou desistir da candidatura.
Ele aproveitou para criticar a pol�tica do republicano McCain sobre o Iraque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir