Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-06-2008

Presidente Bush parabeniza Obama por vitória democrata
Bush congratulou Obama por ser o primeiro negro a concorrer à Presidência.
Presidente Bush parabeniza Obama por vitória democrata
Foto: AFP/AFP

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, parabenizou o senador democrata Barack Obama por ter se tornado o primeiro negro a concorrer à Presidência, o que, segundo ele, demonstra que os Estados Unidos "andaram um grande caminho", informou a Casa Branca nesta quarta-feira (4), segundo a agência de notícias France Presse. "O presidente Bush oferece seus cumprimentos ao senador Obama por conseguir a nomeação do partido Democrata em 2008", disse a porta-voz da Casa Branca Dana Perino. Segundo a agência Reuters, o presidente não ligará para parabenizar o senador.

Fim das prévias democratas

Obama declarou-se o candidato democrata à Casa Branca na noite de terça, após as votações em Dakota do Sul e Montana, que encerraram o processo das prévias democratas. "Posso dizer que serei o candidato à presidência dos Estados Unidos", disse. "Hoje termina uma jornada histórica e começa outra." Apesar disso, a senadora não admitiu a derrota.

No discurso em St. Paul, Minnesota, para um público de 18 mil pessoas, o senador elogiou Hillary por ter "inspirado milhões de eleitores" e afirmou que "melhorou como candidato" por ter concorrido contra ela.

Ao falar das preocupações de que a disputa tenha deixado os eleitores do partido divididos, Obama disse que é hora de os democratas se unirem para derrotar o republicano John McCain, praticamente definido como candidato republicano desde março. "Vamos nos unir em um esforço comum para desenhar um novo caminho para a América", disse.
Pouco antes disso, Hillary, em discurso em Nova York, chegou a parabenizar Obama "por tudo o que ele obteve durante a campanha", mas não desistiu da candidatura. Ela disse que "não tomaria decisões" nesta noite e que consultaria líderes democratas para definir seu futuro.

No entanto, os dois lados já enviaram sinais de que uma possível unificação do partido, com uma chapa Obama/Hillary, estaria à vista. "A senadora realizou uma corrida extraordinária, ela é uma funcionária pública extraordinária, e ela e eu estaremos trabalhando juntos em novembro", disse Obama em janeiro.

Segundo a agência AP, Hillary teria dito a colegas do Congresso que está aberta à idéia de virar vice, se isso ajudar o partido.

Ataque mútuos

Obama também atacou McCain, afirmando que ele é muito parecido com o impopular presidente George W. Bush. Ele citou como exemplo a promessa de McCain de manter a atual estratégia de Bush no Iraque.

"Nós devemos ser tão cuidadosos para sair quanto fomos descuidados para entrar -mas para começar nós precisamos sair. É hora de os iraquianos assumirem a responsabilidade pelo futuro deles", afirmou Obama.

O republicano McCain, em discurso em Louisiana, também criticou fortemente Obama. "A mudança errada não olha para o futuro, mas para o passado, para idéias erradas, que podem dar errado novamente. Eu já vivi alguns anos na minha vida, e fico impressionado de ver um homem tão jovem incorporando idéias que já deram errado no passado", disse.

Agora, o nome de Obama -primeiro negro a concorrer com chances à Presidência americana - deve ser ratificado pela convenção nacional do partido, que ocorre em Denver, Colorado, entre 25 e 28 de agosto. Então, ele parte para a campanha contra McCain (e contra possível candidatos independentes) nas eleições marcadas para 4 de novembro.

Presidente Bush parabeniza Obama por vitória democrata
Bush congratulou Obama por ser o primeiro negro a concorrer à Presidência.
Isso, segundo Bush, demonstra que os Estados Unidos "andaram um grande caminho".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir