Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2008

Tornado assusta moradores de Santarém
Fenômeno registrado no Pará pode produzir ventos de até 115 km/h. Nuvens formadas por muita umidade e calor excessivo geraram tromba dágua
Tornado assusta moradores de Santarém
Foto: Reprodução/Tv Globo

Um tornado com duração aproximada de oito minutos se formou na manhã desta terça-feira (10), em Santarém, no Pará. Apesar de assustar moradores da região, o fenômeno não deixou feridos nem causou danos materiais.

O chefe da divisão de meteorologia do Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Belém, Bernardino Simões Neto, disse ao G1 que esse tornado pode ser chamado de tromba d"água por ter ficado principalmente sobre o Rio Tapajós.

Segundo ele, a intensidade do tornado alcançou a classificação F0 na escala Fujita, que vai até 5. Nessa classificação, o fenômeno apresenta ventos intensos entre 65 e 115 km/h e largura de 3 a 20 metros.

"Esses fenômenos são provenientes de nuvens convectivas, formadas por muita umidade e calor excessivo. A formação dessas nuvens estão associadas a vários fenômenos, desde granizo até nuvens funil, que viram tornados ao tocar a superfície terrestre", afirma Simões Neto.

De acordo com o meteorologista, são fenômenos difíceis de serem previstos. "Além de ser difícil de prever, é rara a ocorrência desse fenômeno na região Amazônica. Por ser uma área pouco povoada, não temos muitos registros nos últimos 30 anos", disse Simões Neto.

Tornado assusta moradores de Santarém.
Fenômeno registrado no Pará pode produzir ventos de até 115 km/h.
Nuvens formadas por muita umidade e calor excessivo geraram tromba d"água.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir