Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-06-2008

VICE PREFEITO – UM CARGO CONFORTÁVEL
É engraçado observar a política de fora, sem estar emocionalmente envolvida. Isso é um fato novo em minha vida
VICE PREFEITO – UM CARGO CONFORTÁVEL

É engraçado observar a política de fora, sem estar emocionalmente envolvida. Isso é um fato novo em minha vida, pois nos meus vinte e cinco anos de filiada ao PT sempre coloquei as emoções no meio da política.

Com a proximidade do dia 05 de outubro, o caldeirão começa a esquentar. Tem candidato cozinhando em fogo brando, tem candidato que já está frito e não sabe, tem candidato cruzinho da silva, que não cozinha nem a pau.

Um fato que venho observando ultimamente é o número excessivo de pré-candidatos a vice-prefeito. Isso é uma novidade, pois até então o que polarizava substancialmente era a candidatura majoritária. Ser vice, pelo menos por aqui, é uma situação bastante confortável. Não enfia a mão no bolso na campanha, pois vai a reboque do candidato majoritário; não tem fila de eleitores em sua porta solicitando "benesses"; de acordo com a lei orgânica não tem obrigação de trabalhar, exceto quando o prefeito se ausentar , por exemplo, por uma questão de saúde; não é xingado com palavras de baixo calão quando as coisas não acontecem; não perde a eleição pois quem perde é sempre o candidato a prefeito e, o mais interessante, todo final de mês seu contra-cheque está prontinho no departamento pessoal, bastando que passe no banco e receba a singela quantia, aqui em Marataízes, se não me engano, de três mil e poucos reais.

Nesse próximo pleito tenho ouvido ser ventilado aos quatro cantos que existe uma disputa acirrada para o cargo de vice. De Dr.Jander a oficial é Dilcéia, mas pode haver uma negociação para que ela se afaste dando lugar a uma pessoa de outro partido que venha compor a coligação mediante o apoio que ela deseja para deputada estadual.

De Toninho a lista é grande. A começar dos internos, como Dr.Paulo Brasil e Lugão, passando por Iris, Fabiano, Dilcéia de novo, Aécio, Carlos da Marinha, Cléber, Edmo. Já se falou até em Dr.Jander desistir e virar vice, o que ele nega veementemente.

Toninho deve estar atento ao escolher seu vice, pois caso seja reeleito, será o nome que poderá ser trabalhado como seu sucessor e futuro incentivador de uma possível candidatura sua ao legislativo. É por aí que passam os constantes comentários de que a fumaça branca já teria saído da chaminé do executivo municipal, e que Lugão seria o nome certo para vice, pois daqui a dois anos,quando se lançar ao legislativo estadual, Toninho não deixaria a prefeitura nas mãos de uma pessoa de outro partido que poderia lhe causar dores de cabeça, e sim nas mãos de um fiel escudeiro sobre quem teria total controle e a certeza de apoio.

Já Dr.Jander fica mais à vontade nesse quesito, pois estará assumindo o executivo pela primeira vez.

De Jorge e Jaiminho ainda não existe disputa pelo vice. O primeiro,segundo se comenta, tem sua candidatura contestada em virtude dos processos judiciais. Já o segundo espera ainda algumas articulações com outros partidos para aumentar as chances de disputa. E o pior, os dois não tem dinheiro disponível para colocar em campanha. Mas, se o painel desse jogo der uma virada e as chances dos dois se elegerem tornarem-se reais, pode ter certeza que a lista de vice crescerá consideravelmente.

É essa "fidelidade" e esse "desinteresse" que me comovem na política
Farinha pouca meu pirão primeiro.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir