Categoria CDL Jurídico  Noticia Atualizada em 16-06-2008

A Importância de se Dispor de Assessoria Jurídica
A maioria das pessoas consulta um advogado apenas quando estão à beira de sofrer algum constrangimento ilegal ou violação de direitos
A Importância de se Dispor de Assessoria Jurídica

A maioria das pessoas consulta um advogado apenas quando estão à beira de sofrer algum constrangimento ilegal ou violação de direitos. Na maioria desses casos, restará apenas a possibilidade de reagir. Agir, de maneira preventiva, não será mais possível.

Nessa conta incluem-se as pessoas jurídicas que, por incrível que pareça, por vezes envolvem-se em situações que levam ao prejuízo de suas atividades empresariais, por mera falta de acompanhamento ou consultoria jurídica.

O papel da assessoria jurídica empresarial basicamente é dar segurança aos negócios desenvolvidos pelo cliente, desenvolvendo planejamento adequado às necessidades de cada empresa, seja na seara cível, tributária, trabalhista ou comercial.

Com tais ações se atinge o objetivo primordial da assessoria jurídica, qual seja, levar ao zero ou diminuir consideravelmente o surgimento de questões judiciais alheias ao bom andamento das atividades empresariais. Agir de forma preventiva é sempre mais eficaz e menos oneroso do que reagir processualmente.

Ademais, dispondo de um canal de ligação às constantes alterações dos diplomas legais a que o funcionamento das empresas está submetido, com substancial ganho de velocidade de informação e interpretação nesse sentido, se cobrem de respaldo legal tanto a operação normal quanto os eventuais projetos de expansão de atividades.

Neste mundo globalizado, de competição empresarial exacerbada, é fundamental ao empresário dispor de assessoria jurídica especializada. Nesse caso, soa ultrapassado dizer que "uma gota de prevenção vale mais que uma garrafa inteira de remédio". Socorrendo-nos do velho e bom latim, encontramos uma expressão que representa melhor o cenário: "Si vis pacem, para bellum", ou seja, "se queres paz, prepara-te para a guerra".

Fonte: Informativo do Lojista - CDL Marataízes e Itapemirim
 
Por:  Dr. Emerson Linhares    |      Imprimir