Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2008

Chegada dos imigrantes japoneses no navio Kasato Maru
Embarca��o foi a primeira a trazer uma leva de nip�nicos. G1 homenageia imigrantes com frases em japon�s.
Chegada dos imigrantes japoneses no navio Kasato Maru
Foto: Reprodu��o

Com ou sem contradi��es, a data existe. 18 de junho de 1908 � considerado o marco da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Eles viajaram 52 dias no navio Kasato Maru e aportaram na cidade de Santos, em S�o Paulo. Reza a lenda que logo que os 781 imigrantes desembarcaram, fogos de artif�cio pipocavam no c�u.

Na verdade, o barulho todo seria de roj�es, t�o tradicionais na �poca de festas juninas pelo pa�s. A "comemora��o" logo deu lugar �s dificuldades na adapta��o com o clima, trabalho e costumes do Brasil.

As 165 fam�lias foram distribu�das em seis fazendas paulistas, a maioria de caf�. A pele e os rostos das mulheres ficavam vermelhos por conta da colheita, as m�os machucadas pelo trabalho. Muitas se revoltaram contra os maridos que aceitaram a "aventura" de ir ganhar dinheiro do outro lado do mundo.

Os imigrantes realmente acreditavam que conseguiriam ficar ricos por aqui e voltar para o Jap�o t�o logo fizessem suas economias. Ledo engano. As fam�lias mais acumulavam d�vidas do que conseguiam ter lucro e o plano de ir embora ficou distante. O resultado da hist�ria � conhecido: a presen�a nip�nica no Brasil n�o desapareceu, s� cresceu e deixou suas marcas na cultura, culin�ria, economia e tantos outros pontos.

"Jeitinho" e contribui��o japonesa
No Jap�o, o idioma e a escrita s�o origin�rios da China e foram adaptados. A comida tamb�m tem grande influ�ncia chinesa. Palavras usadas atualmente, como "resutoran" (restaurante), v�m de outras l�nguas (no exemplo, do ingl�s "restaurant"). Ou seja, os japoneses tamb�m sabem dar um "jeitinho" em alguns pontos de sua cultura.

Foi isso que eles tamb�m fizeram por aqui. Adaptaram seus costumes e tradi��es e hoje tomam saqu� com sal ou comem arroz do tipo japon�s ("gohan") com feij�o. Na Amaz�nia, para se adequar ao solo, introduziram a planta��o de pimenta-do-reino e da juta.

A contribui��o dos japoneses na agricultura, com t�cnicas pr�prias, � das mais importantes na hist�ria da imigra��o. Os produtores hortifrutigranjeiros do Cintur�o Verde, que fica a leste de S�o Paulo, s�o em sua maioria de origem nip�nica.

Mas o ponto que tem sido o maior la�o de integra��o entre Brasil-Jap�o nos �ltimos anos � a culin�ria. Os restaurantes japoneses chegam a ser comparados a churrascarias devido ao n�mero de estabelecimentos.

A avers�o ao peixe cru, que os imigrantes comiam no in�cio do movimento migrat�rio, hoje passa longe de muitos brasileiros. E, sim, tamb�m houve adapta��o. No Jap�o, o tamanho do sashimi costuma ser maior e quando � feito na frente do cliente, � moldado de acordo com o tamanho de sua boca.

Nas artes e moda, nomes como Tomie Ohtake e Jum Nakao n�o soam mais t�o estranhos aos ouvidos. Da mesma forma que os nomes de personagens de mangas e animes s�o pronunciados e citados como se fossem pessoas pr�ximas dos f�s da cultura pop japonesa. O movimento inverso tamb�m acontece. Artistas, esportistas e muito da cultura brasileira chegam a ser t�o cultuados no Jap�o quanto s�o por aqui. Samba e futebol nem � preciso comentar. Na leva, v�m a admira��o e o fanatismo pelo cantor Jo�o Gilberto e tudo o que � m�sica popular brasileira.

Dekasseguis
Jap�o no Brasil. Brasil no Jap�o. Os dois mundos existem nos dois pa�ses. S�o mais de 300 mil brasileiros vivendo em terras japonesas e trabalhando em f�bricas. Em algumas cidades n�o parece que voc� est� do outro lado do mundo: tem padaria, restaurante, lojas, escolas e bancos brasileiros.

O movimento dekassegui, que explodiu no come�o dos anos 90 e � o inverso ao que os primeiros imigrantes fizeram em 1908, trouxe a oportunidade dos descendentes entenderem mais de onde v�m e como � a cultura que seus antepassados trouxeram para c�. Ao mesmo tempo, aumentou o dilema sobre a identidade.

No Brasil, que tem olho puxado � japon�s, mas quando um descendente vai ao Jap�o, ele � estrangeiro, n�o � um "leg�timo". Agora, da mesma forma que os imigrantes japoneses trouxeram e fincaram parte de sua cultura por aqui, os dekasseguis fazem isso por l�. S� que dessa vez esses costumes e tradi��es s�o mesclados com o que seus antepassados aprenderam no Brasil. � tudo uma grande mistura.

Frases em japon�s
Em homenagem ao centen�rio da imigra��o, o G1 publica nesta quarta-feira (18) frases escritas no idioma nip�nico. S�o tradu��es similares aos t�tulos de cada mat�ria. Por exemplo:

Portugu�s: Chegada do Kasato Maru completa 100 anos hoje

Japon�s: Kasato Maru no tootyaku wa kyou de 100 shunen

As frases v�o estar nas fotos que ilustram as mat�rias na p�gina principal do G1.

Chegada dos imigrantes japoneses no navio Kasato Maru faz 100 anos hoje
Embarca��o foi a primeira a trazer uma leva de nip�nicos.
G1 homenageia imigrantes com frases em japon�s.

Fonte: Marianne Nishihata

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir