Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-06-2008

RECEITA DO PEQUENO COMÉRCIO AUMENTA MAIS
As empresas do comércio que empregam até 19 pessoas aumentaram a receita operacional líquida, entre 2005 e 2006, em 1,3 ponto percentual.
RECEITA DO PEQUENO COMÉRCIO AUMENTA MAIS
Foto: www.infopedia.pt

As empresas do comércio que empregam até 19 pessoas aumentaram a receita operacional líquida, entre 2005 e 2006, em 1,3 ponto percentual. Com a elevação de 28,6% para 29,9% do total do setor, as empresas menores passaram as instituições com até 500 pessoas ocupadas, que, ao contrário, reduziram sua participação de 29,9% para 29,2% no mesmo período.

As informações são da Pesquisa Anual do Comércio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, as empresas de menor porte concentraram 45,9% do total de receita operacional líquida do setor (arrecadação bruta diminuída de impostos, contribuições, abatimentos e descontos). Elas também lideraram o volume pago em salários e outras remunerações (55,9%), de pessoal ocupado (68,7%) e de número de empresas (98,3%) do comércio.

De acordo com o economista da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) Christian Travassos, os números ressaltam a importância das empresas de menor porte na economia do país. "É um retrato da importância econômica de um segmento que emprega tantos brasileiros e gera tanta riqueza para a sociedade, não apenas monetária, mas social. As pequenas empresas também contribuem para a segurança para a estabilidade social", afirmou.

A pesquisa também apontou que as empresas de menor porte eram predominantes tanto no comércio varejista - representando 98,3% do total - quanto no atacadista, em que a participação alcança 91,6%. No varejo, essas empresas empregaram 68,7% das pessoas e no atacado, 37,7%.

No ramo de comércio de veículos, peças e motocicletas, que é analisado separadamente pelo estudo, as pequenas reuniram 97,1% do total de empresas, 62,7% do pessoal ocupado e 41,5% das remunerações.


Fonte: Valor Econômico
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir