Categoria Economia  Noticia Atualizada em 25-06-2008

Shell vai investir em etanol de cana e de celulose
Multinacional descarta neg�cios com o etanol de milho produzido nos EUA. Companhia afirma que tem planos para buscar petr�leo na costa brasileira.
Shell vai investir em etanol de cana e de celulose
Foto: Divulga��o/Divulga��o

A Shell vai investir em etanol de cana-de-a��car. A gigante do setor de petr�leo acredita que os biocombust�veis podem ser "muito atrativos" e nega que o etanol esteja gerando um lobby do setor de combust�veis contra pa�ses como o Brasil. A empresa, por�m, alerta: n�o ir� apostar no etanol de milho nos Estados Unidos.

"Quando se analisa a produ��o de cana, como no Brasil, est� claro que se trata de um setor atrativo para investimentos e achamos que esse modelo no Brasil � sustent�vel em termos ambientais", afirmou o chefe mundial do departamento de tecnologia da Shell, Jan van der Eijk. "Tudo indica que o etanol de cana � bom para a economia e para o meio ambiente. Portanto, � um bom investimento, com lucros promissores, e vamos seguir essa tend�ncia", disse.

Van der Eijk explica que a Shell ir� investir tanto no etanol de cana quanto no desenvolvimento de um etanol de celulose. "S�o esses os modelos que fazem sentido econ�mico e estamos considerando o envolvimento da Shell nesse setor. N�o estamos considerando usar nem o milho nem trigo", alertou. O motivo da recusa pelo etanol produzido nos Estados Unidos a partir do milho seria a necessidade de altos subs�dios para que o produto seja competitivo no mercado.

Petr�leo
A costa atl�ntica do Brasil � hoje uma das �reas mais promissoras em termos de novas descobertas de petr�leo no mundo, analisa a Shell, que alerta que o Brasil j� precisa come�ar a pensar como ir� utilizar os recursos que ser�o gerados para reduzir a pobreza no pa�s. "Para a Shell, o Brasil � uma das �reas mais promissoras nos pr�ximos anos", afirmou Jan van der Eijk. "Temos planos de explora��o e estamos buscando petr�leo na costa do Brasil", confirmou o representante da multinacional.

Shell vai investir em etanol de cana e de celulose
Multinacional descarta neg�cios com o etanol de milho produzido nos EUA.
Companhia afirma que tem planos para buscar petr�leo na costa brasileira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir