Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-06-2008

Corpo de Ruth Cardoso é enterrado no Cemitério da Consolação
Cortejo saiu da Sala São Paulo, onde ocorreu o velório, nesta manhã. Velório reuniu líderes políticos de todo o país na quarta-feira (25).
Corpo de Ruth Cardoso é enterrado no Cemitério da Consolação
Foto: Reprodução/TV Globo

O corpo da antropóloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi enterrado nesta quinta-feira (26) no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

O cortejo fúnebre, que deixou a Sala São Paulo às 10h, chegou ao cemitério por volta das 10h20.

Às 10h31, o caixão desceu ao som do toque de clarín por um soldado do Regimento de Cavalaria Nove de Julho, que executou o "toque de silêncio", última homenagem a Ruth Cardoso. Poucos minutos depois, foi colocada a lápide e o túmulo passou a ser lacrado.

Durante todo o enterro, Fernando Henrique Cardoso ficou ao lado dos três filhos, Paulo Henrique, o mais velho, Luciana e Beatriz, a caçula, que chegou na noite de quarta-feira da Europa para o sepultamento. O ex-presidente estava visivelmente emocionado. Às 10h55, Fernando Henrique entrou no carro para deixar o local, sem falar com a imprensa.

Entre as autoridades que acompanham o cortejo estavam o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito Gilberto Kassab. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o senador Eduardo Suplicy também estavam presentes no cemitério. No momento do sepultamento, Suplicy afirmou: "Um exemplo para o Brasil".

José Gregori, ex-ministro da Justiça do governo FHC, após o enterro, destacou o papel pioneiro de Ruth Cardoso. "Eu me lembro dela como pioneira do feminismo no Brasil. Eu me lembro dela como pioneira de uma nova visão de fazer política social", disse.

No Cemitério da Consolação estão enterrados os corpos de personalidades como o conde Francisco Matarazzo, os ex-presidentes Washington Luís e Campos Salles, os modernistas Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, o escritor Monteiro Lobato e a Marquesa de Santos. Segundo a assessoria do cemitério, Fernando Henrique Cardoso comprou o túmulo no ano passado.

Antes de o corpo deixar a Sala São Paulo, o coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) também prestou uma homenagem.

A ex-primeira-dama morreu aos 77 anos, por problemas cardíacos, na noite de terça (24).

Velório

Na quarta, o velório, aberto ao público das 11h30 às 21h, reuniu as principais personalidades políticas do país e uma multidão de admiradores.

No fim da tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, compareceu à Sala São Paulo, local do velório para prestar solidariedade ao antecessor, Fernando Henrique, casado com dona Ruth havia 55 anos.

O velório ficou lotado no fim da tarde. Por volta de 17h30, Lula chegou com uma comitiva de oito ministros, além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e dos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB).

Lula e Marisa abraçaram Fernando Henrique Cardoso e, em seguida, se aproximaram do caixão, onde prestaram as últimas homenagens a Ruth Cardoso. Depois de permanecer por cerca de 40 minutos, o presidente deixou o local sem conceder entrevistas.

Acompanharam o presidente os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Nelson Jobim (Defesa), Edison Lobão (Minas e Energia), José Múcio (Relações Institucionais), Franklin Martins, Hélio Costa (Comunicações) e Miguel Jorge (Desenvolvimento). A ex-ministra do Meio Ambiente e atual senadora Marina Silva também esteve na Sala São Paulo.

Governadores

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), era muito amigo de dona Ruth e estava bastante emocionado. Ao se aproximar do caixão, beijou o rosto da antropóloga. No longo abraço com o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, se emocionou. Serra cumprimentou Fernando Henrique e ficou ao lado dele por um bom tempo.

Também compareceram os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB). Lula decretou luto oficial no país por três dias. Serra, Aécio e o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), tomaram a mesma medida nos estados que governam.

Abatido, Fernando Henrique era cercado a todo momento por amigos e familiares. Estava com os três filhos e duas netas. Paulo Henrique, o primogênito, e Luciana chegaram pela manhã. A filha mais nova, Beatriz, que estava na Europa, chegou no fim da tarde.

Homenagens

Mais de 40 coroas de flores foram enviadas ao velório. Entre os remetentes estavam Embaixada do Chile, montadoras Scania, Fiat e GM, senadores, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Banco Real, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e Universidade de São Paulo (USP).

Fernando Henrique recebeu cumprimentos de Marta Suplicy (PT), do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e do deputado federal Paulo Maluf (PP). Os quatro devem concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. Também estiveram presentes os atores Maitê Proença e Tom Cavalcante.

Personalidades internacionais também prestaram condolências. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Fernando Herique, o ex-presidente recebeu telefonemas do casal norte-americano Bill e Hilary Clinton e do rei da Espanha, Juan Carlos.

Mas mesmo quem não é famoso teve a chance de se despedir da antropóloga. Entre as pessoas que passaram pelo velório, estavam admiradores da ex-primeira-dama e militantes do PSDB, como a administradora Mimi Soffer. Filiada ao partido, chegou à Sala São Paulo por volta de 14h e só deixou o local às 18h30. Para ela, Ruth Cardoso tinha seu trabalho reconhecido pelas pessoas nas ruas.

"É uma admiração ver que as pessoas paravam na rua e falavam para ela: "eu admiro a senhora". É uma tristeza muito grande, porque era uma pessoa que tinha muito o que fazer ainda", disse Mimi, que contou ter conhecido a ex-primeira-dama.

A funcionária pública Vilma de Camargo Nunes, de 53 anos, disse ter saído do trabalho diretamente para o velório. Voluntária de programas sociais, afirmou "admirar o trabalho da ex-primeira-dama nessa área". Contou que conheceu dona Ruth apenas "pela televisão". "Era uma pessoa rica e simples. Humilde. Sempre preocupada com a felicidade do nosso próximo".

Corpo de Ruth Cardoso é enterrado no Cemitério da Consolação em São Paulo
Cortejo saiu da Sala São Paulo, onde ocorreu o velório, nesta manhã.
Velório reuniu líderes políticos de todo o país na quarta-feira (25).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir