Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-07-2008

DE PÉS-DE-CHINELO A ENGRAVATADOS
Desde que se prove contrário toda pessoa é decente e honesta
DE PÉS-DE-CHINELO A ENGRAVATADOS

DE PÉS-DE-CHINELO A ENGRAVATADOS A MALANDRAGEM DESAFIA O BOM-SENSO

Desde que se prove contrário toda pessoa é decente e honesta. E se ocultando detrás desse princípio, os oportunistas se camuflam e agem. Estes "atores" convencem suas vítimas a ponto de, em alguns casos, os defenderem quando alguém tenta desmascará-los. A criatividade é tanta que podemos dizer que esses rapineiros demonstram até certa genialidade nas artimanhas que inventam. Entretanto, é um ledo engano pensar que esses velhacos conseguem se safar das conseqüências dos seus atos; não se pode ser sábio na trilha da perversidade, e conforme falou o filósofo chinês Chuang-Tzu: "todo ladrão embrulha o saque numa carga para ladrões mais espertos"... E desta forma os bandidos são arrastados à areia movediça da "esperteza" .

As armadilhas
A capacidade de persuadir é que determinará os resultados da investida, quanto maior o envolvimento da presa, mais fácil fica. Deste modo, os vigaristas se apresentam aplicando desde os mais grosseiros até os mais refinados golpes. Batedores de carteira, conto do bilhete premiado e outras tretas, já são partes do folclore. Nos tempos atuais, a malandragem se aperfeiçoou, os camaleões misturam suas cores aos ternos e gravatas que lhes dão um ar de seriedade.

Olho vivo
Sempre desconfiar das vantagens gratuitas, atrás dessa moita está o embuste. Outra estratégia utilizada é a rapidez na abordagem, propositalmente usada para não dar tempo de o cara pensar, criando assim, uma situação de sufoco. Juntando-se ao bando ardiloso, temos os "modernos" ataques na internet e os que entram em nossas casas pela linha telefônica.

Conclusão
Apesar de todos os cuidados, ninguém está livre de entrar numa roubada , tampouco de sucumbir ao impulso do próprio ego que, num momento de euforia, tenta ser esperto demais. É preciso estar ligado, atento, e tal qual um radar, ter visão periférica. Apesar disso, podemos cair, porém não devemos desanimar, pois a cada tombo, algo se aprende...

Fonte: O Autor
 
Por:  José Antonio Sespedes    |      Imprimir