Categoria Economia  Noticia Atualizada em 02-07-2008

Para Alencar, indexar salários a preços realimenta inflação
Segundo ele, inflação é um "crime" contra os trabalhadores de baixa renda. José Alencar visitou a feira de calçados Francal, nesta terça-feira (1º).
Para Alencar, indexar salários a preços realimenta inflação
Foto: José Luiz da Conceição/AE

O vice-presidente José Alencar, no exercício da Presidência da República nesta terça-feira (1º), em função da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina, disse que o Brasil corre o risco de voltar a adotar a indexação, mecanismo pelo qual os preços de produtos e serviços, além do salário dos trabalhadores, são reajustados tendo como base a inflação acumulada. "Esse processo acaba por realimentar a inflação", afirmou.

"O fim da indexação foi um dos fatores mais importantes para o combate da inflação. A indexação acabou significando força para consolidar a inflação no passado", disse ele, após participar da abertura da 40ª Feira Internacional de Calçados, Assessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Fator negativo
"Nós estamos correndo o risco de novamente adotarmos a indexação. Isso não pode ocorrer, pois se adotarmos a indexação, teremos adotado novamente um instrumento que, a pretexto de nos permitir conviver com a inflação, a fortalece, e fortalecer a inflação é um crime que se pratica, especialmente contra quem tem renda fixa e renda baixa", acrescentou.

Para Alencar, indexar salários a preços "realimenta" inflação
Segundo ele, inflação é um "crime" contra os trabalhadores de baixa renda.
José Alencar visitou a feira de calçados Francal, nesta terça-feira (1º).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir