Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-07-2008

Rafael Ilha é preso por tentativa de seqüestro em SP
O ex-vocalista do grupo Polegar Rafael Ilha chega algemado ao 5º DP, na Aclimação, em São Paulo, após ser preso em flagrante
Rafael Ilha é preso por tentativa de seqüestro em SP
Foto: 09.ago.2000/Folha Imagem

Colaboração para a Folha Online

Preso na noite de terça-feira (1º) sob acusação de tentativa de seqüestro, Rafael Ilha, ex-vocalista do grupo Polegar, deve ser encaminhado ainda nesta quarta-feira ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Ilha, que atualmente é dono de uma clínica de tratamento para viciados em drogas, nega o crime.

O ex-Polegar foi detido com mais duas pessoas, sob acusação de tentar seqüestrar uma suposta usuária de drogas, na rua Maestro Cardim, região da avenida Paulista (área central da cidade).

Segundo testemunhas, a mulher --identificada como Karina-- gritava e se debatia para não entrar no carro de Ilha, uma picape Toyota Hilux com vidros escuros. Um homem e uma suposta enfermeira teriam empurrado Karina para dentro do carro.

A polícia informou que no veículo havia uma camiseta do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) com seu nome, injeções com substâncias dopantes e equipamentos de imobilização.

O cantor foi preso em flagrante e deverá responder pelos crimes de tentativa de seqüestro, formação de quadrilha e usurpação de função pública. A pena pode variar de multas a prisão de até oito anos.

Após a prisão do ex-Polegar, Karina disse à polícia estar disposta a fazer exame toxicológico. Ela foi levada ao IML (Instituto Médico Legal) para tentar comprovar que não é usuária de drogas.

Outro lado

Segundo o advogado José Vanderlei Santos, Ilha atendia a uma solicitação de um ex-paciente de sua clínica. "Esse paciente disse que a ex-mulher tinha problema com drogas e que queria restaurá-la", afirmou o advogado.

O homem, que vive em Macapá (AP), teria indicado o endereço da ex-mulher a Ilha, que foi visitá-la. "Ele [Ilha] esteve lá para tentar conversar com a moça. Ela, não sei por qual motivo, teve um ataque de histeria. O Rafael queria saber se ela estava querendo ser tratada, mas ela não quis conversar", defende Santos.

Ilha disse, segundo o advogado, que jamais pensou em levar a mulher à força. "Na clínica só há uma possibilidade para a pessoa ser tratada: ela tem de ir voluntariamente", contou o defensor do ex-cantor.

Sobre a camiseta do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) encontrada com o suspeito, Santos diz que Ilha não a vestia no momento em que abordou a moça. "A roupa estava no carro. Esta camiseta ele ganhou de presente." O advogado, no entanto, não soube dizer de quem Ilha recebeu a vestimenta.

A defesa afirma ainda que o ex-Polegar não teria como ser confundido com um agente do Denarc. "Ele é conhecido por todos. É uma figura pública." Além disso, Ilha conhecia a mulher, pois ela já havia estado em sua clínica quando da internação do ex-marido, de acordo com o advogado.

Santos também disse que as injeções de substâncias dopantes e equipamentos de imobilização encontrados no carro de seu cliente não têm a ver com o caso. "Foi uma grande coincidência", disse. "O Rafael mantém esse material para tratar pacientes que entram em crise."

O advogado acrescentou que as injeções são usadas apenas com o consentimento do paciente. "O material estava intacto, não seria usado na mulher."

Na manhã desta quarta-feira, Ilha permanecia detido no 2º DP (Bom Retiro).

Ex-polegar

Conhecido pelo sucesso com o grupo Polegar na década de 80, Rafael Ilha foi preso em setembro de 1998 quando tentava roubar um vale-transporte e R$ 1 de uma balconista. Dois anos depois, ele voltou a ser detido por porte de drogas --estava com dois papelotes de cocaína.

Em setembro do ano passado, o cantor foi preso na zona norte de São Paulo após perseguir um ex-interno na clínica. Ilha informou à polícia ter sido agredido por Marcos Nojiri, 30, após tentar convencê-lo a retornar para a clínica de tratamento onde o rapaz esteve internado.

Preso por tentativa de seqüestro em SP, Rafael Ilha deve ser encaminhado a CDP

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir