Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-07-2008

Presidente da África do Sul se encontra com Mugabe do Zimbáb
O porta-voz de Mbeki, Mukoni Ratshitanga, disse: "Sim, o presidente se encontrou com o presidente Mugabe e Arthur Mutambara neste sábado em um contexto do processo de mediações". Mutambara lidera uma facção dentro do MDC
Presidente da África do Sul se encontra com Mugabe do Zimbáb
Foto: Google Imagens

O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, mediador da africano ao conflito eleitoral no Zimbábue, afirmou neste sábado que quer agir rapido para encontrar uma saída à crise nesse país, após um encontro com o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, em Harare.

"Nós, a equipe de facilitação, compartilhamos da opinião dos dirigentes do Zimbábue sobre a idéia de que devemos agir com uma certa rapidez", declarou à imprensa, após a reunião.

Participaram também da reunião três dirigentes de um grupo dissidente do Movimento pela Mudança Democrática (MDC), seu presidente Arthur Mutambara, seu secretário-geral Welshman Ncube e a adjunta deste último, Priscilla Misihairibwi-Mushonga. Morgan Tsvangirai, líder do principal partido da oposição, o MDC, não estava presente nem foi representado na mesa redonda.

"Estamos de acordo para dizer que o MDC-Tsvangirai deve participar das negociações e esperamos que o processo continue com eles", comentou Thabo Mbeki.

"Tsvangirai pediu várias vezes que fosse organizada uma reunião com o presidente Mugabe e o presidente Mugabe concordou. A reunião de hoje respondeu sobretudo a este pedido", afirmou.

"Entramos no acordo ontem sobre este encontro, que visava principalmente definir o quadro do diálogo", continuou o presidente Mbeki.

"Morgan Tsvangirai pediu um relatório da reunião, mas infelizmente eu já tinha chegado a Harare", disse. O presidente Mugabe, 84 anos, no poder desde 1980, deu início em 29 de junho a seu sexto mandato à frente do Zimbábue após uma eleição em que era o único candidato. Tsvangirai, que venceu o primeiro turno, se retirou da disputa por causa das violências contra seus eleitores.

Os dois campos se manifestaram dispostos a dialogar, mas não concordam sobre os principais pontos das discussões: o presidente Mugabe declarou sexta-feira que só dialogará se sua reeleição for reconhecida. O MDC de Morgan Tsvangirai é totalmente contra esta idéia.

Mbeki quer ação rapida para resolver crise institucional do Zimbábue

HARARE (Reuters) - O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, se encontrou neste sábado com o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, num movimento que visa tentar por um fim à crise política, afirmou seu porta-voz.

O principal partido de oposição ao governo do presidente do Zimbábue, o Movimento por Mudanças Democráticas (MDC, na sigla em inglês), afirmou que seu líder Morgan Tsvangirai não quis se encontrar com Mbeki.

O porta-voz de Mbeki, Mukoni Ratshitanga, disse: "Sim, o presidente se encontrou com o presidente Mugabe e Arthur Mutambara neste sábado em um contexto do processo de mediações". Mutambara lidera uma facção dentro do MDC.

(Reportagem de MacDonald Dzirutwe e Phumza Macanda)

Fonte: France Presse
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir