Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 05-07-2008

Já são 30 o nº de bebês mortos em Santa Casa do Pará
Outros seis bebês morreram, nesta semana, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Belém (PA)
Já são 30 o nº de bebês mortos em Santa Casa do Pará

Outros seis bebês morreram, nesta semana, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Belém (PA). Com isso, o total de mortes desde o dia 20 de junho sobe para 30.

"Foram recém-nascidos, não houve nenhum natimorto nesta semana", afirmou Silvia Cumaru, presidente interina da instituição. "Mas está dentro da nossa média mensal, cerca de um por dia ou um a cada dois dias." Ela não soube precisar em quais dias da semana cada uma das crianças morreu.

No hospital estadual, morreram ao menos 24 bebês entre os dias 20 e 27 de junho. Segundo o governo, médicos que trabalham na maternidade e o Ministério Público, a superlotação foi uma das causas dos óbitos ocorridos nas últimas semanas.

Reunião com prefeitos

Prefeitos de dez municípios da região metropolitana de Belém se reuniram ontem com integrantes da Secretaria Estadual da Saúde para discutir maneiras de reduzir o número de gestantes que o local recebe.

A idéia discutida com os prefeitos foi a de como fazer com que as grávidas que chegam do interior do Estado tenham um atendimento inicial em alguma unidade de saúde dos municípios de onde vêm.

Assim, seriam evitados casos que podem ser tratados em seus locais de origem, evitando envio automático à Santa Casa. Em situações mais graves, seria feito um pré-atendimento.

Como a Santa Casa tem o maior setor de neonatologia do Estado, boa parte de suas pacientes vem de fora de Belém.

Após a reunião, ficou acertada a compra de duas ambulâncias, que ficariam na capital do Estado mas circulariam nas cidades próximas para poder buscar pacientes.

Foi também discutida a criação de cursos para o aperfeiçoamento de profissionais de saúde, como enfermeiros, que seriam treinados para dar assistência básica a recém-nascidos mesmo sem serem médicos neonatologistas, uma vez que falta mão-de-obra especializada no Pará. O dinheiro deve vir de uma parceria do governo com o Ministério da Saúde.

Santa Casa de Belém e deputado negam existência de corpos de bebês em geladeira
Santa Casa entrega laudo sobre morte de bebês ao Ministério Público do PA
Presidente da Santa Casa de Belém entrega o cargo
Hospital tem de apresentar laudo sobre morte de 20 bebês até segunda
LIVRARIA: Aprenda inglês, espanhol, russo e outros idiomas com séries de livros

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir