Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-07-2008

Fidel Castro pediu às FARCs a libertação dos seqüestrados
Fidel Castro pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação dos seqüestrados que ainda têm em seu poder
Fidel Castro pediu às FARCs a libertação dos seqüestrados
Foto: www.brown.edu

O ex-líder cubano Fidel Castro pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a libertação dos seqüestrados que ainda têm em seu poder em artigo publicado neste domingo (6) na imprensa local, mas diz que não pede que a guerrilha colombiana renuncie às armas.


Fidel, que completa 82 anos em agosto, comemorou na sexta-feira a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns em outro artigo, no qual afirmou que eles "nunca deveriam ter sido seqüestrados" nem submetidos a condições "objetivamente cruéis".


"Critiquei com energia e franqueza os métodos objetivamente cruéis do seqüestro (...), mas não estou sugerindo a ninguém para depor as armas, se nos últimos 50 anos os que o fizeram não sobreviveram à paz", escreve Fidel no artigo publicado hoje.


Fidel, que deixou a Presidência de Cuba em fevereiro após quase meio século no poder, sugere às Farc que declarem "por qualquer via ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) a disposição de libertar os seqüestrados e prisioneiros que ainda estão em seu poder, sem condição alguma".


"Não pretendo ser ouvido, cumpro o dever de expressar o que penso", afirma Fidel, que destaca que não é a favor da "intervenção militar estrangeira nem da política de força que os Estados Unidos pretendem impor a todo custo e a qualquer preço a esse sofrido e laborioso povo".


"Nunca apoiarei a paz romana que o império pretende impor na América Latina", acrescenta.


O Exército da Colômbia resgatou na quarta-feira Betancourt, os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, e 11 policiais e militares colombianos, na Operação Xeque.


Nessa operação, também foram presos dois guerrilheiros das Farc que mantinham o grupo de seqüestrados.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir