Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2008

Ingrid diz que Chávez é "essencial" para negociar
Ex-senadora voltou a agradecer a Lula pelos esforços para sua libertação.
Ingrid diz que Chávez é "essencial" para negociar
Foto: AFP/AFP

A ex-refém das Farc Ingrid Betancourt disse nesta segunda-feira (7) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pode desempenhar um papel "essencial" no processo de levar a paz para a Colômbia. "Ele tem a chave para esse assunto, porque as Farc o escutam."

Ingrid disse estar disposta a desempenhar um papel de mediadora entre Chávez e o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe. "Espero que possa ajudar, que possa fazer algo para restabelecer a amizade e a confiança entre Chávez e Uribe", disse.

As declarações foram feitas em um programa da Radio France Internacional criado em dezembro passado para enviar mensagens a ela própria quando estava no seu cativeiro na selva.

A ex-senadora ouviu o primeiro dos programas, em 7 de dezembro, no qual seu filho Lorenzo lhe mandou uma mensagem. Na época, havia muitos rumores sobre seu estado de saúde.

Emocionada, Ingrid voltou a chorar e disse: "Perdoem-me, não fiz mais que chorar desde que estou livre e detesto quando choro."

Ingrid, libertada na quarta-feira com mais 14 pessoas em uma operação do Exército da Colômbia, disse que vai continuar lutando para "obter a paz" na Colõmbia. Ela disse que trabalhará muito para libertar todos os prisioneiros que a guerrilha ainda mantém.

"Quero ser mais um soldado desta causa", disse, e convocou o público para uma grande manifestação que deve ocorrer em 20 de julho em Bogotá, no dia da celebração da independência nacional.

Lula e verdes
Ingrid voltou a agradecer pelo empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua negociação. Ela também citou os verdes brasileiros, que, segundo ela, montaram comitês de apoio à sua libertação.

Ingrid, que deve visitar o papa Bento 16 no Vaticano nos próximos dias, disse que vai ficar mais tempo na França por recomendação da família e não especificou quando vai voltar à Colômbia.

Na madrugada de domingo, Ingrid já havia entrado ao vivo no programa de rádio colombiano "Las Voces del Secuestro", que ela também ouvia durante seu cativeiro.Ela disse que "continuava lutando" pelos ainda reféns e informou a eles que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, comprometeu-se a continuar lutando pela libertação mesmo depois de ela ter sido libertada.

Ingrid diz que Chávez é "essencial" para negociar paz entre Colômbia e as Farc
Segundo a ex-refém, ele "tem a chave para esse assunto, porque as Farc o escutam".
Ex-senadora voltou a agradecer a Lula pelos esforços para sua libertação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir