Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-07-2008

Donos de animais de estimação preferem McCain a Obama
Segundo estudo, 42% votariam em McCain contra 37% dos que escolheriam Obama.
Donos de animais de estimação preferem McCain a Obama
Foto: Charles Dharapak/AP

Uma pesquisa da AP-Yahoo News divulgada nesta terça-feira (8) mostrou que os donos de animais de estimação preferem John McCain a Barack Obama para a Presidência da república. Segundo o estudo, 42% votariam no republicano McCain contra 37% de eleitores que dariam o voto ao democrata Obama.

Do foxhound Drunkard de George Washington aos terriers Barney e Miss Beazley de George W. Bush, os animais de estimação são uma tradição presidencial que marcou mais os republicanos, que tiveram mais que uma dúzia.

John McCain tem quase um zoológico em casa, que inclui o springer spaniel inglês Sam, o vira-lata Coco, as tartarugas Cuff e Link, o gato Oreo, uma doninha, três periquitos e um aquário de água salgada.

Já o provável candidato democrata à Presidência, Barack Obama, não tem cachorro nem gato em casa. Isso parece ter se refletido nos donos de animais de estimação.

"Eu acho que a pessoa que tem um animal em casa é mais misericordiosa. Eu gosto desse tipo de pessoa", disse Janet Taylor, de Plymouth, Massachusetts.
Taylor, que se descreve como uma aposentada dona-de-casa, tem dois gatos, Jane Taylor e Tommy Katz. A porta-voz do clube de registro American Kennel, Christina Duffney, disse que a preferência por McCain pode ser porque "o público geralmente se identifica com referências familiares."

Contrário
Se os donos de animais se identificam mais com McCain, aqueles que não tem bichos em casa preferem Obama. Entre esses eleitores, Obama lidera a disputa com 48%, contra 34% de McCain. A Associação de Pet Shops estima que 63% das casas norte-americanas têm algum animal de estimação, incluindo 88 milhões de gatos e 75 milhões de cachorros.

A pesquisa da AP-Yahoo News entrevistou 1.759 adultos e foi realizada de 13 a 23 de junho. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais.

Donos de animais de estimação preferem McCain a Obama, segundo pesquisa
Segundo estudo, 42% votariam em McCain contra 37% dos que escolheriam Obama.
Já entre os eleitores que não tem bicho de estimação, Obama lideraria a disputa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir