Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2008

Barco japonês movido apenas a ondas faz a travessia
Jornada do Suntory Mermaid II teve 6.960 quilômetros. Embarcação saiu de Honolulu e chegou ao Japão após 111 dias.
Barco japonês movido apenas a ondas faz a travessia
Foto: NYT

O Suntory Mermaid II completou com sucesso na última sexta-feira à noite uma viagem de 6.960 quilômetros de Honolulu até o Canal Kii, na costa leste do Japão, estabelecendo a marca da viagem mais longa feita por um barco movido a onda.

Uma equipe japonesa foi responsável pela jornada. O objetivo da equipe era demonstrar que um sistema de propulsão ecológico – somente movido a ondas – poderia ser operado em condições reais.

O mecanismo acoplado, que potencializa o poder das ondas para oferecer um impulso similar ao de um golfinho a partir de duas nadadeiras independentes, foi projetado e construído por Yutaka Terao, do departamento de engenharia naval da Escola de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade Tokai, do Japão.

A equipe de design estima que o catamarã de três toneladas e 31 pés faria a viagem em uma velocidade média de 3 a 4 nós por hora e levaria cerca de 60 dias para chegar à costa do Japão, após a partida no dia 16 de março deste ano. No entanto, devido às condições meteorológicas que resultaram em um mar mais calmo do que o esperado, a velocidade média do barco foi de apenas 1,5 nós por hora, e a viagem de estréia do Mermaid acabou levando 111 dias. Mesmo assim, Terao e sua equipe ficaram satisfeitos com o resultado.

"Conseguimos provar que nosso sistema de propulsão pode completar uma viagem de 7.000 quilômetros", disse Terao em uma entrevista via e-mail. "E podemos facilmente aprimorar a velocidade. Na verdade, os aprimoramentos já estão sendo feitos."

Kenichi Horie, o marinheiro ambientalista que comandou o Mermaid nessa jornada, já detém dois recordes mundiais por pilotar barcos ecologicamente corretos: o primeiro, obtido em 1993, pela mais longa distância percorrida por um barco movido a pedaladas – 4.660 milhas náuticas; o segundo, em 1996, pela travessia mais rápida do Pacífico em um barco movido a energia solar – 148 dias.

Na celebração no último domingo, na plataforma do Shin Nishinomiya Yacht Harbor, Horie contou: "Chegou a hora de pararmos de usar combustíveis fósseis. Espero que essa viagem aumente o interesse do público pela energia natural."

Horie, 69, demonstrava vigor, apesar de estar bem mais magro após sua viagem de três meses e meio no mar.

"Ainda havia comida no barco, então eu poderia ter aproveitado a viagem por algum tempo", disse ele com um sorriso. "Mas acho que vou deixar para a próxima viagem."

Barco japonês movido apenas a ondas faz a travessia do Pacífico
Jornada do Suntory Mermaid II teve 6.960 quilômetros.
Embarcação saiu de Honolulu e chegou ao Japão após 111 dias.

Fonte: John J. Geoghegan

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir