Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2008

Geleira gigante na Argentina se rompe
Montagem de fotos mostra forma��o glacial Perito Moreno, localizada no sul da Argentina, no dia 4 de julho (esquerda) e no dia 9 do mesmo m�s (direita)
Geleira gigante na Argentina se rompe
Foto: Reuters

da France Presse, em Buenos Aires

O arco de 60 metros de altura da geleira argentina Perito Moreno rompeu-se nesta quarta-feira (9), reeditando seu majestoso e peri�dico espet�culo que, no entanto, aconteceu pela primeira vez no inverno austral --fen�meno que pode ser diretamente relacionado ao aquecimento global, segundo cientistas e ecologistas.

O teto do t�nel que ligava os bra�os Rico e Canal de los T�mpanos que ontem tinha extens�o de 50 metros, come�ou a desabar ante o olhar at�nito dos visitantes, em meio a um estrondo.

O derretimento c�clico dessa "represa" de gelo, que comporta um bra�o do lago Argentino, nos Andes austrais, acontece geralmente no ver�o. Este ano, no entanto, come�ou mais cedo -- para surpresa dos meteorologistas e cientistas.

"Esta � a primeira vez que a geleira derrete no inverno. Isso pode estar relacionado ao aquecimento global, j� que o aumento da temperatura afeta a resist�ncia do gelo", disse Carlos Corval�n, diretor do Parque Nacional Los Glaciares, na prov�ncia de Santa Cruz.

"O gelo n�o deve ter a mesma dureza de costume. Sempre derrete no ver�o, quando o gelo est� mais fraco", considerou Corval�n.

A geleira Moreno fica a 2.800 km de Buenos Aires, com uma superf�cie de 275 km quadrados e uma frente que mede entre 4 km e 5 km. A massa de gelo deve seu nome a um dos pioneiros argentinos da explora��o da regi�o patag�nica e faz parte do sistema de Gelos Continentais.

Segundo um estudo do Centro Austral de Pesquisa Cient�fica (Cadic), sediado no Ushuaia, as geleiras da Patag�nia est�o diminuindo por causa das mudan�as clim�ticas. "Os fatores do derretimento no inverno podem ser muitos, come�ando pelo fato de que o gelo da ponta tem cerca de 400 anos, o que pode significar que esteja fr�gil", explicou outra fonte dos Parques Nacionais.

Desde 1917, os cientistas registram os avan�os e retrocessos da geleira, cujos ciclos de crescimento e derretimento se tornaram irregulares por causa do aquecimento global, segundo estudos oficiais.

O derretimento fora de hora da Perito Moreno � um indicador das mudan�as clim�ticas, embora a comunidade cient�fica se divida acerca dos motivos do aquecimento do planeta.

"Nos �ltimos 20 anos, as geleiras ao longo da Patag�nia diminu�ram em extens�o entre 10% e 20%", informou o Instituto Argentino de Neves, Geleiras e Ci�ncias Ambientais de Mendoza.

Geleira gigante na Argentina se rompe pela primeira vez no inverno

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir