Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-07-2008

Imigração: travessia para Espanha acaba com 15 mortos
Homem reage ao ser socorrido por integrantes da Cruz Vermelha no porto de Almeria, na Espanha, nesta quinta-feira
Imigração: travessia para Espanha acaba com 15 mortos
Foto: Francisco Bonilla/Reuters

Em Almería (Espanha)
Quinze imigrantes da África Subsaariana, entre eles nove crianças de quatro meses a quatro anos de idade, morreram tentando chegar à Espanha em uma balsa, informou hoje um porta-voz do serviço de Salvamento Marítimo espanhol.

Quatorze das vítimas morreram na travessia que separa a África da Espanha, e outra ocupante, resgatada com vida pelo serviço marítimo da Guarda Civil espanhola, perdeu a vida quando era encaminhada à cidade de Almería.

Viajavam 48 pessoas na balsa, e os sobreviventes lançaram ao mar os corpos sem vida dos imigrantes, segundo seus próprios testemunhos.

A metade dos resgatados está com "um estado de saúde deteriorado", informou um porta-voz da Guarda Civil espanhola.

Ao chegar a Almería, as equipes de salvamento tiveram que carregar em seus braços a maioria dos resgatados, que já não conseguiam se manter de pé.

As buscas pela embarcação, que zarpou há pelo menos cinco dias de um ponto do norte da África, começaram ontem à noite, e as autoridades só acharam o grupo depois que a tripulação de um veleiro repassou a posição exata dele.

Uma lancha da Guarda-Costeira avistou a balsa, cujo motor havia enguiçado, e iniciou o resgate dos imigrantes.

Entre os 33 sobreviventes estão 19 homens, 13 mulheres - pelo menos três delas grávidas - e uma criança, a única das que iniciaram a travessia que conseguiu sobreviver.

Imigração: travessia para Espanha acaba com 15 mortos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir