Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2008

Foto de Mísseis Iranianos Pode Ser Montagem
Fotógrafos iranianos afirmam que foto de lançamento de teste de mísseis divulgada pela Guarda Revolucionária iraniana na quarta-feira (9) pode ter sido montada
Foto de Mísseis Iranianos Pode Ser Montagem
Foto: AFP

ARLES, France, 10 Jul 2008 (AFP) - Uma foto divulgada quarta-feira pela organização iraniana dos Guardiões da Revolução que mostra quatro mísseis sendo lançados no deserto foi retocada para acrescentar um quarto míssil, afirmam nesta quinta-feira vários fotógrafos e técnicos de imagem consultados pela AFP.

Nesta foto publicada pela Sepah News, o site de informações e relações públicas dos Guardiões da Revolução, quatro mísseis saem de um local não definido do deserto iraniano, deixando rastros e nuvens de fumaça.

Esta foto, arquivada logo em seguida pela Agência France-Presse, visava ilustrar o lançamento, pelos Guardiões da Revolução, o exército de elite do regime iraniano, de um total de nove mísseis, entre eles um Shahab 3 capaz de atingir Israel, segundo o canal de televisão iraniano em árabe Al-Alam.

Mas profissionais da imagem manifestaram fortes suspeitas sobre a integridade da imagem e, em particular, sobre a presença de um míssil, o segundo a partir da direita.

"É uma foto modificada. Dá para ver facilmente que o míssil foi duplicado", afirmou Gérard Issert, técnico em tratamento de imagens dos laboratórios Granon, um dos grandes de Paris, consultado pela AFP em Arles (sul da França), durante a manifestação "Reencontros da fotografia de Arles".

"Os mísseis não foram lançados sobre o mesmo plano, mas eles têm o mesmo tamanho na foto. Sobre o míssil duvidoso, a fumaça do alto é densa, depois mais em baixo ela se dispersa e volta a ficar densa em baixo. Foi montagem, e ainda grosseira, mal feita", acrescentou.

Grégoire Korganow, fotógrafo do jornal francês Libération de 1993 a 2002, se disse convencido de que a "imagem foi trabalhada".

"É falso. Houve talvez um tiro, talvez dois, mas não quatro", completou por sua vez o fotógrafo Thierry Cohen, que já trabalhou para a revista francesa "Le Monde 2".

O jornal iraniano Khamejam publicou em seu site uma foto com legenda polêmica: vemos três, e não quatro, mísseis decolando, e o quarto está ainda na rampa de lançamento móvel.

Fotógrafos dizem que uma das fotos dos mísseis iranianos foi retocada

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir