Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-07-2008

Raúl Castro participa de primeira sessão parlamentar
Raúl Castro participa de sua primeira sessão parlamentar como presidente de Cuba
Raúl Castro participa de primeira sessão parlamentar
Foto: AP

Raúl Castro participa nesta sexta-feira de sua primeira sessão parlamentar como presidente de Cuba. A sessão vai analisar a aplicação de uma série de medidas para resolver os mais graves problemas econômicos e sociais do país.

Segundo o jornal "Granma", esta será a primeira sessão ordinária da atual legislatura, estabelecida em fevereiro passado. Durante a reunião, está previsto explicar aos legisladores a necessidade de se fazer modificações na lei de previdência social vigente desde 1980.

O presidente, que assumiu o cargo há cinco meses no lugar de seu irmão, Fidel Castro, fará um discurso diante do Parlamento que será transmitido pela televisão às 18h (19h de Brasília) de maneira integral, anunciaram os meios de comunicação oficiais.

A sessão foi instalada às 10h (11h de Brasília) por Ricardo Alarcón, presidente do Parlamento de 614 deputados, incluindo Raúl e Fidel --que não é visto em público desde que adoeceu há dois anos e cuja cadeira se mantém vazia.

Ao iniciar os debates, Alarcón leu uma declaração que exige justiça no caso de cinco agentes cubanos, acusados de espionagem, que enfrentam há quase uma década longas penas e prisão perpétua nos Estados Unidos e que Cuba considerada "heróis lutadores contra o terrorismo".

A sessão foi precedida por uma reunião, encabeçada por Raúl, dos membros do escritório político do Partido Comunista de Cuba (PCC) e do Conselho de Estado de Cuba (Executivo).

Segundo o "Granma", como parte dos preparativos para a primeira sessão ordinária da atual legislatura, o vice-presidente, Carlos Lage, ressaltou os avanços da chamada revolução energética no país e seu significado diantes dos atuais preços do petróleo no mundo.

Ao explicar os resultados do programa, aplicado desde 2005, afirmou que os conceitos que deram origem a ele são de caráter permanente e requerem aperfeiçoamento sistemático para ganhar em eficiência. Ele disse também que seus avanços estão na eliminação dos apagões e na melhora do fornecimento de eletricidade.

Com France Presse

Raúl Castro participa de primeira sessão parlamentar como presidente

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir