Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 16-07-2008

Hizbollah entrega corpos de soldados israelenses
Membros do Hizbollah entregam o corpo de dois soldados israelenses � Cruz Vermelha em Naqoura, fronteira com Israel
Hizbollah entrega corpos de soldados israelenses
Foto: Issam Kobeisy/Reuters

O grupo xiita liban�s Hizbollah entregou a Israel, nesta quarta-feira, dois corpos de soldados israelenses capturados em 2006. A informa��o � do porta-voz da mil�cia, Rafik Safa. A organiza��o libanesa mostrou dois caix�es negros, onde estariam os restos mortais de Ehud Goldwasser e Eldad Regev.

Em troca dos corpos dos militares, Israel prometeu libertar cinco prisioneiros capturados na Guerra do L�bano, em 2006. Segundo a Cruz Vermelha, os soldados israelenses morreram em decorr�ncia de ferimentos no mesmo ano em que foram capturados.

Durante os �ltimos dois anos o Hizbollah negociou os corpos dos soldados pela liberdade de Maher Qorani, Mohammad Srour, Hussein Suleiman, Khodr Zeidan e Samir Kantar --preso desde 1979, condenado pelo assassinato de cinco israelenses, e considerado o prisioneiro liban�s mais importante.

Chamado em Israel de "mal em pessoa", Samir Kantar foi perdoado formalmente nesta ter�a-feira. O presidente Shimon Peres afirmou ter tomado uma decis�o dif�cil, mas acrescentou que "a decis�o n�o significa de maneira alguma o perd�o aos atos de Kantar".

"Esse n�o � um dia feliz para nenhum de n�s, soltar assassinos como este. Mas n�s temos uma obriga��o moral e espiritual de trazer os nossos soldados de volta para casa", acrescentou Peres.

No acordo de troca, negociado por um escrit�rio de intelig�ncia alem�o, Israel tamb�m ir� entregar 200 corpos de palestinos e libaneses mortos quando infiltraram o norte de Israel.

O processo de troca acontece com o apoio da Cruz Vermelha e conta ainda com a media��o da ONU.

Guerra do L�bano

Goldwasser e Regev foram seq�estrados em 12 de julho de 2006, durante uma ofensiva unilateral do Hizbollah que desencadeou uma guerra de 33 dias conhecida como Segunda Guerra do L�bano. Na ocasi�o, Israel realizou opera��es militares e bombardeios contra o territ�rio liban�s.

Os soldados n�o eram membros regulares do ex�rcito, mas reservistas convocados para prestar servi�o temporariamente.

O conflito, que matou mais de 1.200 libaneses --a maioria civis-- e 157 israelenses, foi encerrado por resolu��o do Conselho de Seguran�a da ONU.

A televis�o p�blica de Israel informou que militares se posicionaram na parte israelense da fronteira, em Rosh Hanikra, para extrair amostras de DNA dos dedos e dentes dos dois soldados, que ser�o analisadas num Instituto M�dico Legal de Tel Aviv.

Somente depois da confirma��o da identidade dos soldados israelenses, Israel transferir� ao Hizbollah os cinco presos libaneses.

Em comunicado, o ministro da Defesa liban�s, Elias Murr, felicitou "os libaneses em geral e a resist�ncia", liderada pelo Hizbollah, especialmente pela liberta��o dos detidos nas pris�es israelenses. "Hoje � um dia de vit�ria para a unidade do povo, do Ex�rcito e da resist�ncia", assinalou o ministro.

Murr afirmou ainda que a liberta��o dos detidos preservar� a unidade do L�bano, apoiar� o presidente Michel Suleiman e o Ex�rcito, e fortalecer� a democracia, a liberdade e a soberania.

Gilad Shalit

Mesmo com a morte dos soldados, a troca de prisioneiros com o Hizbollah pode dar for�a �s negocia��es com o grupo radical isl�mico Hamas para soltar o soldado israelense Gilad Shalit, seq�estrado em Gaza em 2006.

"O desafio de libertar Shalit nos confronta. � muito importante aproveitar a relativa calma na fronteira com Gaza", afirmou Barak.

Segundo o ministro da Defesa, Israel deve aproveitar a "janela de oportunidade" para avan�ar nas negocia��es para a liberta��o de Shalit.

Barak disse ainda que as conversas "n�o ser�o f�ceis", j� que ambos os lados precisar�o tomar "decis�es dif�ceis" para concluir o acordo.

Hizbollah entrega corpos de soldados israelenses por prisioneiros

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir