Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-07-2008

Policiais recebem aulas de reciclagem no Rio de Janeiro
Policiais Militares do Bope (Batalh�o de Opera��es Especiais) recebem instru��es em treinamento de reciclagem
Policiais recebem aulas de reciclagem no Rio de Janeiro
Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem

Um instrutor do Batalh�o de Opera��es Policiais Especiais que se identificou apenas como major F�bio, disse na tarde desta quarta-feira (16) que a pol�cia deve fazer uso de arma de fogo somente quando sabe quem � o atirador.

"Do ponto de vista do instrutor de treinamento, o fato de a pessoa atirar sem voc� estar vendo dentro de um carro, especificadamente de um carro com insulfilm, � um protocolo: voc� n�o deve atirar naquele carro. E se tiver uma pessoa seq�estrada? Mesmo que a pessoa atire contra voc�", afirmou o major, que apresentou alternativas. "Ou voc� se abriga ou p�ra a persegui��o e chama refor�o pelo r�dio. Voc� atira quando est� vendo ele [o bandido] atirar efetivamente, ou seja, o marginal atirando em voc�. A� voc� vai e atira nele", explicou F�bio.

H� dez anos no Bope, o major � um dos instrutores que ministra o treinamento de abordagem de ve�culos a policiais militares do Rio de Janeiro, processo de reciclagem que ocorre desde maio deste ano, mas que foi intensificado por ordem do governo do Estado depois das a��es desastrosas da PM nas �ltimas semanas.

A persegui��o policial que resultou na morte de inocentes como Jo�o Roberto Amorim Soares, de 3 anos, e do administrador Luiz Carlos Soares da Costa, de 36 anos, fez com que a c�pula da Pol�cia Militar intensificasse o treinamento de policiais.

Os policiais que atiraram contra Luiz Carlos n�o sabiam que se tratava de uma v�tima de seq�estro-rel�mpago. Na �ltima ter�a-feira (15), o secret�rio de Seguran�a P�blica, Jos� Mariano Beltrame, defendeu a a��o dos policiais, que teriam agido em leg�tima defesa.

"Qual pol�cia do mundo que recebe tiros e n�o reage? E n�o me pe�am para a pol�cia n�o reagir porque a sociedade n�o quer que a pol�cia leve tiro, e a sociedade tamb�m n�o quer levar tiro", declarou.

Instrutor do Bope diz que pol�cia n�o deve usar arma sem saber em quem est� atirando

Fonte: Juliana Castro
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir