Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-07-2008

Cristina Kirchner diz que é "vítima de deslealdades"
Projeto da presidente da Argentina foi rejeitado pelos senadores em votação. Governo tenta aumentar taxação de importações de grãos.
Cristina Kirchner diz que é "vítima de deslealdades
Foto: Reuters

Na Argentina, a presidente Cristina Kirchner sofreu no Senado uma estrondosa derrota política que põe em xeque a maneira como ela e seu marido governaram o país nos últimos cinco anos.

A vitória foi comemorada nas regiões onde o movimento ruralista esteve mais forte. A estratégia do governo de mandar o projeto para o congresso e aprová-lo com a maioria deu certo na câmara dos deputados, mas no Senado não funcionou.

Era madrugada quando o placar apontou 36 votos contra e 36 a favor. O voto decisivo coube ao presidente do Senado, que pela lei Argentina é o vice-presidente da república. Pálido, nervoso, Julio Cobos votou contra o projeto e pediu que a história o julgue. Na manhã desta quinta-feira (17), ele disse que não pensa em renunciar.

Mesmo com a derrota no congresso, o aumento de impostos para exportações de trigo e soja segue em vigor. Mas ganha força a decisão dos agricultores de contestá-lo na Justiça.

Só com a soja, Cristina Kirchner pretende arrecadar 30% a mais neste ano, chegando a US$ 11 bilhões em impostos.

Foi a maior derrota política do casal Kirchner nos últimos cinco anos na avaliação de analistas e jornalistas políticas. Para os especialistas, mais do que um simples projeto de lei, o que foi derrotado no Senado foi um estilo ultrapassado de fazer política.

Para o analista Pascual Albanese, a derrota da madrugada desta quinta abalou a estratégia de concentração de poder político de Nestor e Cristina. Segundo ele, a crise política aberta com o episódio pode se aprofundar se o governo não entender a mensagem enviada pela sociedade, em especial o setor agropecuário.

Na noite desta quinta, na província do Chaco, ao norte do país, a presidente Cristina Kirchner falou pela primeira vez depois da derrota. Sem citar o nome do vice-presidente e nem a derrota, a presidente disse que é vítima de deslealdades, mas que vai continuar defendendo os mais pobres.

Cristina Kirchner diz que é "vítima de deslealdades" após derrota no Senado
Projeto da presidente da Argentina foi rejeitado pelos senadores em votação.
Governo tenta aumentar taxação de importações de grãos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir