Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-07-2008

Justiça recebe pedidos de impugnação de quatro candidatos
Jandira, Crivella, Eduardo Paes e Solange Amaral serão notificados. Vice de Solange Amaral e dois vereadores também são alvos de pedidos.
Justiça recebe pedidos de impugnação de quatro candidatos
Foto: www.g1.com.br

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) divulgou nesta quinta-feira (17) que recebeu ações de impugnação de sete candidatos, entre prefeitos, vices e vereadores.

Marcelo Crivella (PRB), Jandira Feghali (PC do B), Solange Amaral e o candidato a vice Pedro Henrique Fernandes, da coligação "Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio" (DEM/PTC/PMN), Eduardo Paes (PMDB), além de dois candidatos a vereador vão ser notificados e terão agora sete dias para apresentar a defesa à juíza da 228ª Zona Eleitoral, Ana Lúcia Vieira do Carmo.

A juíza vai avaliar se há a necessidade de uma fase de instrução ou se envia as impugnações diretamente ao Ministério Público Eleitoral, que faz o parecer em até 48 horas.

O PT do B e o candidato a prefeito do partido, Vinícius Cordeiro, ajuizaram ção impugnação contra o registro de candidatura do Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PC do B) porque os dois candidatos não teriam formalizado a coligação e escolhido o vice dentro do prazo legal.

Solange Amaral foi questionada pela existência de ação civil pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Estadual.

Já o candidato a vice na chapa de Solange Amaral, Pedro Henrique Fernandes, é acusado de ter exercido a função de secretário municipal do Meio Ambiente mesmo após a exoneração, quando teria assinado diversos despachos e atos administrativos.

O candidato do PT do B, Vinícius Cordeiro, que é especialista em direito eleitoral, pediu ainda o indeferimento da candidatura de dois vereadores do PMDB e do PV.

A coligação "Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio" ajuizou a ação de
impugnação do candidato Eduardo Paes (PMDB), porque o lançamento da candidatura teria ocorrido após o término do prazo de desincompatibilização.

Paes, ao saber da ação, na noite de quarta-feira (16), afirmou: "Não perderei um minuto do meu tempo com esse jogo de tapetão".

O advogado de Jandira Feghali, Luiz Paulo Viveiros de Castro, ironizou: "Papel aceita tudo, e bobagem não paga imposto".

A candidata Solange Amaral, que saía no fim da noite de uma reunião comunitária na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, afirmou que "isso faz parte do jogo político". "Sempre fiz tudo certo e minha campanha não muda em nada. Vou continuar trabalhando normalmente".

A assessoria de Marcelo Crivella informou que, segundo o advogado Márcio Vieira, "todo o procedimento foi feito de maneira correta" e a ata da convenção "está absolutamente legal".

Justiça recebe pedidos de impugnação de quatro candidatos a prefeito do Rio
Jandira, Crivella, Eduardo Paes e Solange Amaral serão notificados.
Vice de Solange Amaral e dois vereadores também são alvos de pedidos.

Fonte: Aluizio Freire

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir