Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-07-2008

Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes
Centenas de libaneses simp�ticos ao Hizbollah participam de funeral simb�lico em homenagem a oito militantes mortos em 2006 durante a guerra com Israel
Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes
Foto: AFP

Beirute, 18 jul (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram hoje no sul de Beirute para dar o �ltimo adeus a oito combatentes do grupo xiita Hisbol�, que morreram em 2006 e cujos restos mortais foram devolvidos por Israel na quarta-feira, dentro de uma troca de prisioneiros e cad�veres.

Os restos mortais foram levados � huseiniya (mesquita xiita) do bairro de Rueis, no sul da capital, onde houve um funeral presidido pelo xeque Hachem Safieddine, primo do secret�rio-geral do Hisbol�, Hassan Nasrallah.

Os oito cad�veres foram levados ao templo em caix�es cobertos com a bandeira amarela do grupo xiita, coroas de flores e com fotos dos combatentes mortos no conflito de meados de 2006 entre Israel e o Hisbol�.

Ap�s a reza, os parentes dos mortos se aproximaram para beijar os caix�es e toc�-los.

Depois, os ata�des foram colocados nos ombros pelos combatentes do Hisbol�, enquanto os presentes, dezenas de milhares de pessoas, jogavam arroz.

"Morte a Israel, morte aos EUA", "Israel n�o poder� nunca nos vencer" e "EUA � o grande diabo" foram algumas das palavras de ordem dos presentes.

Os oito milicianos do Hisbol� ser�o enterrados entre hoje e amanh� em suas aldeias natais.

Em comunicado emitido hoje, o Hisbol� afirmou que o Governo israelense dever� libertar centenas de prisioneiros palestinos se quiser ter de volta Gilad Shalit, soldado israelense capturado em 2006 por fac��es palestinas na Faixa de Gaza.

Segundo o Hisbol�, o crit�rio imposto na opera��o Radwan, como o grupo xiita denomina a troca realizada h� dois dias se impor� na negocia��o entre Israel e o movimento isl�mico palestino Hamas.

H� dois dias, Israel e o Hisbol� realizaram uma troca de mortos e prisioneiros, pelo qual o grupo xiita entregou os cad�veres dos soldados israelenses Ehud Goldwasser e Eldad Regev, em troca de cinco presos libaneses vivos, entre eles Samir Kuntar, e dos restos mortais de cerca de 200 combatentes.

Milhares de pessoas assistem a funeral de 8 combatentes do Hisbol� em Beirute

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir