Categoria Religião  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Vítimas de abusos criticam pedido de desculpas de Bento XVI
Papa Bento 16 celebra missa em Sydney, na Austrália, durante a Jornada Mundial da Juventude
Vítimas de abusos criticam pedido de desculpas de Bento XVI
Foto: Will Burgess/Pool/AFP

Sydney (Austrália), 19 jul (EFE).- Organizações australianas que representam os interesses das vítimas de abusos sexuais cometidos por padres no país manifestaram seu descontentamento com o que consideraram uma "desculpa vazia" oferecida hoje pelo papa Bento XVI.

"Quando se vai pedir perdão a uma vítima, se deve fazê-lo diretamente, lhe dizer que o sente e procurar medidas para ajudar, o que não ocorreu hoje", disse à Efe Chris MacIsaac, presidente da organização Broken Rites, que presta assistência a pessoas que sofreram abusos cometidos pela Igreja Católica na Austrália.

O papa disse hoje, durante a homilia de uma missa na catedral de Santa Maria de Sydney, na qual estavam presentes os bispos australianos, que lamentava muito "pela dor e o sofrimento das vítimas", e assegurou que, "como seu pastor, também compartilha seu sofrimento".

Bento XVI falou a uma audiência de 3.400 pessoas, dentre as quais se encontrava o arcebispo de Sydney, o cardeal George Pell, além de bispos, seminaristas, religiosos e estudantes de escolas católicas do país.

MacIsaac apontou que duas vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica pediram audiências com o papa durante sua visita à Austrália, mas que ele não as concedeu, o que qualificou como "significativo, especialmente quando dizem que esta desculpa era para eles".

"O papa utilizou a palavra "perdão", e eu acho que realmente lamenta por tudo", disse à EFE, por sua vez, Stephen Woods, que foi estuprado pelo sacerdote australiano Gerald Ridsdale quando tinha apenas 14 anos.

Ridsdale foi processado em 1995, se declarou culpado de ter estuprado Woods e continua na prisão.

Mas Woods, que sofreu abusos de outros dois padres aos quais foi pedir ajuda, disse ser "inaceitável" o pedido feito hoje pelo papa aos católicos, para que "apóiem e assistam os bispos, e trabalhem com eles para combater este mal".

Vítimas de abusos criticam pedido de desculpas de Bento XVI na Austrália

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir