Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Fausto se transforma em furacão de categoria dois
Imagem de satélite mostra que o furacão Fausto, localizado no oceano Pacífico a cerca de 650 km ao oeste do litoral do México, ganhou força nas últimas horas
Fausto se transforma em furacão de categoria dois
Foto: AP

O furacão Fausto, que está sobre o oceano Pacífico, cerca de 650 quilômetros ao oeste do litoral do México, ganhou força nas últimas horas e passou para a categoria dois, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

Fausto, que se movimenta acompanhado de ventos sustentados de 160 km/h, avança para noroeste a cerca de 20 km/h, informa o último boletim divulgado pelo NHC em seu site.

O furacão deve se deslocar em breve para o oés-noroeste e alcançar seu ponto de maior intensidade nas próximas 24 horas, momento a partir do qual deve perder força.

Atualmente, o furacão se encontra cerca de 650 quilômetros do Cabo San Lucas, o ponto mais ao sul da península de Baixa Califórnia, no México.

Também no México, mas no litoral do Caribe, está a tempestade tropical Dolly, que hoje atingiu terra cerca da localidade de Cancún, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

O centro de Dolly atingiu terra junto à lagoa de Nichupte, cerca de dez quilômetros ao sul de Cancún, no estado de Quintana Roo, afirma o SMN, que adverte de um índice de periculosidade moderada.

A Península do Iucatã se mantém em estado de alerta. A tempestade, que se desloca a 22 km/h para o noroeste, causa ventos sustentados de 85 km/h, com seqüências de até 100 km/h.

Segundo o SMN, a área potencialmente atingida por Dolly abrange a Península do Iucatã, incluindo a ilha de Cozumel, onde alguns cruzeiros turísticos pelo Caribe fazem escala.

Fausto se transforma em furacão de categoria dois no Pacífico

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir