Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Candidatos a prefeito de São Paulo recebem 1.500 propostas
Os principais candidatos a prefeito de São Paulo receberam nesta segunda-feira 1.500 propostas para a cidade. A maioria das sugestões trata de saúde, educação e transporte
Candidatos a prefeito de São Paulo recebem 1.500 propostas
Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

WANDERLEY PREITE SOBRINHO
THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

Os principais candidatos a prefeito de São Paulo receberam nesta segunda-feira 1.500 propostas para a cidade. Dos 11 candidatos, apenas três não compareceram ao evento no Sesc Consolação, no centro da cidade, realizado pelo Movimento Nossa São Paulo.

A maioria das sugestões trata de saúde, educação e transporte. A entrega do material foi feita a cada um dos candidatos antes que eles tomassem o microfone e defendessem por dez minutos algumas de suas idéias para os próximos quatro anos.

Transparência

O encontro --que só não contou com os candidatos Paulo Maluf (PP), Ciro Moura (PTC) e Anaí Caproni (PCO)-- foi considerado fundamental por todos os participantes. A maioria afirmou que o debate de propostas trará "transparência" às eleições.

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) afirmou que algumas das entidades que formularam propostas já participam de seu programa de governo. "Muitas das entidades do Nossa São Paulo trabalham com a gente. É um movimento interessante."

Para o ex-governador tucano Geraldo Alckmin, as propostas serão utilizadas de acordo com a ideologia de cada partido. "Cada um pode escolher, entre as propostas da sociedade, qual proposta tem mais a ver com seu programa, com sua visão de mundo, sua ideologia", disse.

Já o prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse que o recebimento das propostas impõe condições aos candidatos. "Como prefeito vou caminhar com essas propostas. Elas são importantes porque vinculam os candidatos com o espírito público", disse.

A vereadora e candidata Soninha Francine (PPS) disse que vai utilizar as idéias de que gostar. "Aquelas com as quais eu concordar sem dúvida [serão implementadas]. Não tem por que ser diferente."

Para o deputado federal Ivan Valente (PSOL), o evento, que foi gravado, obrigará os candidatos a cumprir tudo o que foi prometido. "Esse debate é essencial porque obriga de forma gravada que os candidatos falem em transparência e participação popular."

Levy Fidélix (PRTB), por sua vez, disse que a importância do evento está na difusão de suas idéias. "Se eu não vencer a campanha não tem problema. O importante é que as idéias vençam."

Renato Reichmann (PMN) disse que as propostas não serão esquecidas se forem debatidas em eventos promovidos pela sociedade civil. "Esse debate não pode mais parar."

Para o candidato do PCB, Edmilson Costa, a discussão de idéias fará da campanha um período "alegre e bem-humorado."

Debates

Alckmin e Marta afirmaram que participarão do principais debates no rádio e na televisão e das sabatinas dos jornais. Eles não compareceram ao primeiro debate organizado pelo portal iG.

Candidatos a prefeito de São Paulo recebem 1.500 propostas de movimento social

Fonte: WANDERLEY PREITE SOBRINHO
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir