Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2008

Estudo alerta: colesterol alto também atinge crianças
Atividades físicas regulares e qualidade na alimentação são aliadas na luta contra a obesidade, que pode acarretar em vários problemas, como alteração nos níveis do colesterol
Estudo alerta: colesterol alto também atinge crianças
Foto: Reprodução

Nos últimos tempos, as doenças de adultos estão se manifestando também nas crianças. Colesterol alto, diabetes e hipertensão estão entre elas. E a obesidade é um dos principais fatores que contribuem para esse quadro. O resultado de um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que 44% dos avaliados apresentaram alteração nos níveis de colesterol.

A pesquisa envolveu 1.937 jovens e crianças de 2 a 19 anos que foram atendidos no Hospital das Clínicas da Unicamp entre 2000 e 2007. E a avaliação confirma o quanto a epidemia de obesidade traz problemas metabólicos cada vez mais cedo.

Nos Estados Unidos, devido ao grande número de crianças com colesterol alto, pediatras estão recomendando o uso de estatina (medicamento para baixar o colesterol) em crianças a partir de 8 anos. A substância evitaria o risco de infarto precoce. Esse procedimento, entretanto, gera polêmica (leia mais na matéria da revista Época).

Os fatores genéticos influenciam na doença, mas algumas atitudes práticas ajudam a mudar esse cenário. "É preciso incentivar as crianças a fazer atividades físicas regulares e a comer alimentos mais nutritivos, com menos gorduras. Para isso, os pais também têm de fazer o mesmo", diz Luiz Eduardo Calliari, endocrinologista infantil do Hospital São Luiz.


Como ajudar as crianças a ter mais qualidade de vida

- Estabeleça em casa um cardápio mais saudável, com fibras e menos gorduras e açúcares;
- Oriente quem cuida da criança a seguir suas recomendações;
- Elimine o refrigerante das refeições;
- Pizzas e sanduíches não devem fazer parte da rotina alimentar;
- O lanche da escola também deve ser nutritivo. Frutas, iogurtes e pães integrais são boas opções para substituir as frituras das cantinas;
- Incentive a atividade física. "Não basta matricular a criança numa aula de tênis uma vez por semana. Estimul e a prática de exercícios regulares, se possível ao ar livre, como uma caminhada ou um passeio de bicicleta no parque", diz Luiz Eduardo.

Estudo alerta: colesterol alto também atinge crianças. Atividades físicas regulares e qualidade na alimentação são aliadas na luta contra a obesidade, que pode acarretar em vários problemas, como alteração nos níveis do colesterol.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir