Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-07-2008

Maliki expressa a Obama desejo de ver a retirada de tropas
Barack Obama, candidato democrata � presid�ncia dos Estados Unidos, re�ne-se com comandantes do Ex�rcito americano no Iraque
Maliki expressa a Obama desejo de ver a retirada de tropas
Foto: Jannine B. Hartmann/AP

BAGD�, 22 Jul 2008 (AFP) - O candidato democrata � Presid�ncia dos Estados Unidos, Barack Obama, conclui nesta ter�a-feira uma visita ao Iraque, cujo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, apoiou sua id�ia de retirada das tropas norte-americanas em 2010.

"O primeiro-ministro disse que este � um momento apropriado para dar in�cio a um plano para reorganizar nossas tropas no Iraque, incluindo seu n�mero e suas miss�es", indica o comunicado divulgado por seu gabinete em Washington.

"Expressou sua esperan�a de que as for�as de combate possam deixar o Iraque em 2010", indicou Obama em um comunicado conjunto emitido pelos senadores correligion�rios Jack Reed e Chuck Hagel, que acompanham Obama nesta viagem.

Obama, que lidera as pesquisas de opini�o � frente de seu rival republicano John McCain, prop�e uma retirada das tropas norte-americanas em 16 meses depois que assumir suas fun��es em janeiro, caso seja eleito presidente em novembro. "Ser� no ver�o (hemisf�rio norte) de 2010, dois anos a partir de agora", anunciou na semana passada.

O senador pelo Illinois chegou na segunda-feira pela manh� a Basra, maior cidade produtora de petr�leo do sul do Iraque, procedente do Kuwait.

Esta � sua segunda visita ao Iraque, depois de sua breve passagem em janeiro de 2006.

Obama visita o Iraque no momento em que a viol�ncia est� em seus n�veis mais baixos desde o in�cio, em mar�o de 2003, da invas�o liderada pelos Estados Unidos, � qual o agora candidato � Casa Branca se op�s.

Depois de se reunir com militares norte-americanos, Obama ir� � Jord�nia, onde tem um encontro com o rei Abdullah II.

Na segunda-feira, o candidato democrata se reuniu em Bagd� com o presidente iraquiano Jalal Talabani, ap�s ter sido recebido por Nuri al-Maliki.

"O primeiro-ministro Al-Maliki nos disse que os iraquianos apreciam os sacrif�cios dos soldados norte-americanos, mas que n�o querem uma presen�a de dura��o indefinida", acrescentaram no comunicado os tr�s senadores.

A sa�da de cerca de 145.000 militares norte-americanos mobilizados no Iraque foi objeto de uma �rdua negocia��o entre Bagd� e Washington.

A Casa Branca indicou na segunda-feira que, ao contr�rio do esperado, n�o ser� assinado um acordo no dia 31 de julho sobre a retirada. Al�m disso, descartou o estabelecimento de uma data limite, e acrescentou que a alternativa seria uma "data desej�vel", ou seja, que n�o gere inc�modos.

O gabinete de Nuri al-Maliki ressaltou na segunda-feira que o "Iraque soube superar desafios em mat�ria de seguran�a (...). Obteve a vit�ria contra a Al-Qaeda e as mil�cias, e agora triunfar� no �mbito econ�mico".

Em seu comunicado, os senadores citam uma s�rie de fatores que permitiram melhorar a estabilidade do Iraque, entre eles o refor�o das tropas norte-americanas a partir de fevereiro de 2007, que Obama criticou na �poca.

Obama, cuja credibilidade no �mbito internacional � questionada por seu rival John McCain, se reuniu em Bagd� na segunda-feira com o general David Petraeus, que recentemente assumiu o comando das for�as norte-americanas no Oriente M�dio e liderou o refor�o no contingente.

John McCain disse que espera que, ap�s sua visita, Obama admita "que se equivocou gravemente sobre a situa��o e que estava equivocado quando disse que a estrat�gia de refor�o n�o funcionaria", em declara��es � rede NBC.

Depois de sua passagem pela Jord�nia nesta ter�a-feira, Obama estar� na quarta-feira em Israel, e mais tarde continuar� sua viagem por tr�s pa�ses europeus: Alemanha, Fran�a e Gr�-Bretanha.

Maliki expressa a Obama desejo de ver a retirada de tropas dos EUA em 2010

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir