Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-07-2008

Corpo de Dercy é enterrado ao som da bateria da Viradouro
Enterro ocorreu no mausoléu da atriz, que é uma pirâmide de cristal. Segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia
Corpo de Dercy é enterrado ao som da bateria da Viradouro
Foto: Dório Victor / G1

Ao som da bateria da escola de samba Viradouro, o corpo da atriz Dercy Gonçalves foi enterrado em pé em sua pirâmide de cristal no início da tarde desta terça-feira (22) no cemitério municipal de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio.

Segundo a Defesa Civil do município, cerca de cinco mil pessoas foram dar seu último adeus à atriz, mas pouca gente conseguiu, já que o acesso à pirâmide de cristal foi restrito durante a cerimônia. Após o enterro as pessoas puderam entrar para se despedir de Dercy, mesmo já enterrada.

O público presente aplaudiu por vários minutos quando o caixão chegou ao cemitério. Logo no início da cerimônia foi tocado o Hino Nacional, mas logo a escola de samba Viradouro começou a tocar o samba-enredo Bravo, Bravíssimo, de 1991, que contava parte da história da atriz.

"É uma grande honra para nós podermos prestar esta última homenagem à Dercy. Estamos muito emocionados", disse o compositor e intérprete Tiãozinho da Viradouro, após o sepultamento.

Muito emocionada, a filha de Dercy, Decimar Senra, 73 anos, lembrou da perda pessoal e, na sua opinião, do país.

"Acho que minha mãe me energizou durante todo este processo. Não me senti cansada, não me senti desamparada. Acho que minha mãe está feliz porque fizemos tudo o que ela pediu para o seu enterro, ou pelo menos quase tudo", disse, se referindo a um desejo da atriz de ser levada em pé por um carro dos bombeiros quando morresse. "Aí já era demais", disse.

Procissão levou corpo à igreja e cemitério
O corpo de Dercy Gonçalves foi levado em uma procissão para a igreja da cidade, que passou, dentre outros lugares, pela casa onde a atriz foi criada. A bateria da Viradouro tocava somente o surdo, como uma marcha fúnebre. O clima era de tristeza e comoção.

A estudante Paola da Costa Domingos, 12 anos, estava a frente da procissão vestida com uma roupa que lembrava Dercy. "No ano passado eu ganhei um concurso de covers de Dercy que aconteceu aqui em Madalena. Sou muito fã dela, e vou continuar sendo para sempre", disse.

A igreja estava lotada de fãs da atriz quando a procissão chegou no local - muitas pessoas tiveram que assistir a cerimônia do lado de fora. Após a missa, a procissão seguiu para o cemitério.

Corpo de Dercy é enterrado ao som da bateria da Viradouro
Enterro ocorreu no mausoléu da atriz, que é uma pirâmide de cristal.
Segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia

Fonte: Dório Victor

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir