Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Furacão Dolly segue para fronteira dos EUA
Imagem de satélite da terça-feira (22) mostra o furacão Dolly se aproximando da fronteira dos EUA
Furacão Dolly segue para fronteira dos EUA
Foto: Reuters

A tempestade tropical Dolly se transformou em furacão de categoria 1 e ganhou força ao chegar ao golfo do México nesta terça-feira, de onde avança em direção da fronteira entre os Estados Unidos e o México. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Com rajadas de 120 km/h, o olho do Dolly estava a 205 km a sudeste de Brownsville, Texas (sul dos EUA). Dolly é o segundo furacão da atual temporada.

A um ritmo de 18 km/h, Dolly deve chegar ao nordeste do México, ou ao extremo-sul do Texas por volta do meio-dia desta quarta-feira (14h de Brasília).

Um comunicado de alerta foi emitido na costa do Texas e no litoral nordeste do México até a fronteira entre os dois países.

Ambas as regiões podem receber de 150mm a 250mm de precipitações nos próximos dias. Algumas áreas podem sofrer com chuvas ainda mais fortes e um acúmulo de até 400mm, assim como fortes ondas e marés no ponto de impacto do furacão.

Dolly também poderá produzir tornados no sul e no centro do Texas.

"Não haverá piquenique na ilha do Padre", disse o diretor do NHC Bill Read sobre a longa e estreita ilha situada ao largo da costa do Texas, onde existem vários condomínios.

"Os preparativos para proteger a vida e as propriedades devem ser, rapidamente, concluídos", advertiram os especialistas de previsão meteorológica do NHC.

Ao menos um quarto das instalações petroleiras americanas se concentra no golfo do México, de acordo com o governo americano. Por precaução, a companhia anglo-holandesa Shell já retirou 185 pessoas da área. ExxonMobil e Chevron também retiraram parte de seus funcionários das instalações situadas ao longo do trajeto do Dolly.

A Marinha americana decidiu deslocar mais de 100 aviões de suas bases de Corpus Christi, Dallas, Midland e San Angelo, no Texas, e de Las Cruces, no Novo México (sudoeste), anunciou o porta-voz Tamsen Reese, acrescentando que os demais aparelhos serão guardados em hangares.

Furacão Dolly segue para fronteira dos EUA

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir