Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Uso indevido de lentes de contato quase cega jovem do Pará
Desde maio, oito casos de lesões na córnea foram registrados em hospital de Belém. Venda sem receita não é proibida, mas médico diz que paciente precisa de recomendações.
Uso indevido de lentes de contato quase cega jovem do Pará
Foto: Reprodução/Tv Globo

A estudante Maria Janaira Gomes só queria ficar mais bonita quando comprou, sem recomendação médica, um par de lentes de contato verdes. Os olhos não se adaptaram às lentes e a adolescente quase perdeu a visão. Ela teve que passar por um transplante de córneas às pressas, em um hospital particular. A cirurgia custou R$ 4,5 mil.

Maria Janaira diz que sentiu os efeitos depois de usar as lentes. "Ficou ardendo, vermelho. Eu não conseguia mais enxergar. Começava a sair lágrimas. De noite, eu só chorava, com dor nos olhos. Não conseguia dormir", conta.

A mãe, Maria Elizabeth Gomes, afirma que fez um empréstimo para pagar a operação. "Ela é nova, tem 14 anos. Já pensou uma menina de 14 anos ficar cega?", diz.

Casos graves
Um hospital universitário, referência no atendimento de oftalmologia em Belém, registrou de maio até agora oito casos de pacientes vítimas de lesões na córnea por causa do uso de lentes de contato sem grau.

"É a primeira vez que a gente presencia um grande número de lesões corneanas causadas pelo uso indevido de lente de contato", disse a oftalmologista Paula Kalouf. "Todas as lentes eram coloridas, desnecessárias", acrescentou o oftalmologista José Braga.

As vítimas disseram à equipe médica que não consultaram um especialista antes de fazer a compra. Todos os casos foram considerados graves. O hospital notificou a Vigilância Sanitária para investigar os pontos-de-venda e a qualidade das lentes de contato.

Alerta
No Centro da capital do Pará, muitas óticas vendem lentes de contato sem prescrição médica. O presidente da Sociedade Paraense de Oftalmologia, José Rubens Vendramini, diz que a venda sem receita não é proibida, mas faz um alerta.

"É extremamente importante que os pacientes tenham a consciência de procurar um médico oftalmologista, que vai poder adaptar de uma forma mais adequada e cuidar melhor dos seus olhos", afirmou José Rubens Vendramini.

Uso indevido de lentes de contato quase cega jovem do Pará
Desde maio, oito casos de lesões na córnea foram registrados em hospital de Belém.
Venda sem receita não é proibida, mas médico diz que paciente precisa de recomendações.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir