Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Motorista de Bin Laden sugere que Congresso era alvo
A informa��o foi divulgada pela ag�ncia de not�cias Efe na noite desta ter�a-feira (22). Salim Hamdan, que pode ser condenado � pris�o perp�tua.
Motorista de Bin Laden sugere que Congresso era alvo
Foto: Reprodu��o/Reprodu��o

O motorista de Osama bin Laden que est� sendo julgado no tribunal da base naval de Guant�namo, Salim Hamdan, sugeriu que o Congresso norte-americano era o alvo do quarto avi�o seq�estrado no dia 11 de setembro de 2001, disse um promotor do caso. A informa��o foi divulgada pela ag�ncia de not�cias Efe na noite desta ter�a-feira (22).

Os advogados do iemenita Salim Ahmed Hamdan, preso h� sete anos na base, dizem que ele era apenas um empregado do foragido l�der da rede al-Qaeda, mas nunca foi militante nem participou do planejamento de qualquer atentado.

J� o promotor Timothy Stone disse aos seis jurados - todos oficiais militares - que o r�u sabia dos atentados de 2001 por ter ouvido conversas de Bin Laden com seu adjunto, Ayman Al Zawahiri.

"Virtualmente ningu�m sabia do alvo pretendido, mas o acusado sabia", disse Stone. At� hoje n�o se sabe para onde os sequestradores pretendiam desviar o v�o 93 da United Airlines, que acabou derrubado pelos pr�prios passageiros num campo da Pensilv�nia - ou ent�o abatido pelas autoridades, segundo persistentes rumores.

Hamdan, que pode ser condenado � pris�o perp�tua, se declarou na segunda-feira inocente das acusa��es de conspira��o e apoio material ao terrorismo.

Stone disse ao j�ri que Hamdan ganhou a confian�a de Bin Laden durante um per�odo de experi�ncia, entre 1996 e 98, e que o ajudou a fugir depois dos atentados de 1998 contra embaixadas dos EUA na �frica e depois do 11 de Setembro.

"Ele atuava como guarda-costas e motorista, transportava e entregava armas, muni��es e mantimentos para a al-Qaeda", acusou o promotor.

O advogado dele, Harry Schneider, disse que o r�u perdeu os pais cedo e vagava pelas ruas, onde aprendeu a consertar carros. "N�o haver� provas de que o sr. Hamdan compartilhasse, acreditasse ou abra�asse o que quer que ouvisse, cren�as radicais isl�micas, cren�as extremistas mu�ulmanas", disse o advogado.

*Com informa��es da Reuters

Motorista de Bin Laden sugere que Congresso era alvo do 11/09
A informa��o foi divulgada pela ag�ncia de not�cias Efe na noite desta ter�a-feira (22).
Salim Hamdan, que pode ser condenado � pris�o perp�tua.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir