Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-07-2008

POR QUE INCOMODAM TANTO...
Inicio este artigo avisando: aos desavisados, não tenham medo! A covardia é ignorância, asco.
POR QUE INCOMODAM TANTO...
Praia de Itaóca. (Foto: Arquivo Maratimba)

Inicio este artigo avisando: aos desavisados, não tenham medo! A covardia é ignorância, asco. Muitos ao tecerem comentários às minhas dissertações, usam apelidos, pseudônimos, escrevem errado para camuflarem seu medo de serem descobertos. Tornam-se verdadeiros poltrões. Fazem perguntas idiotas. Codinomes são apenas para os pusilânimes.

Confesso: Realmente não sou assíduo à Casa de Leis de Itapemirim, mas passarei a freqüentá-la sempre que houver sessão e eu tiver tempo (afinal tenho outros afazeres) e aí sim, escreverei, tornaremos transparentes as idéias e defesas dos edis e o trabalho ali realizado.

O objetivo deste texto, no entanto é tentar descobrir porque o cachoeirense incomoda tanto... Itapemirim viveu mais de cem anos de atraso e até mesmo de retrocesso. Cachoeiro de Itapemirim, filho deste solo, bem como tantos outros municípios sobressaíram: retransmissoras de TV’s, emissoras de rádio AM e FM, excelentes hospitais, ótimas lojas, cooperativa de laticínio, boas escolas, cidade universitária, enfim, um lugar para se viver bem, portanto...

De Cachoeiro vieram profissionais no início de 2005 para mudarem a cara de uma cidade que estava desolada. Não havia saneamento nas praias, a praça central era de dar um dó até ao mais saudoso conservador; a iluminação na orla era precária. Não existia faculdade aqui. Cultura? Muito menos! Claro, ainda resta, afinal, jongo e Confabani já existiam, mas foi necessário enfatizar demais prioridades...

E não só de Cachoeiro vieram extraordinários profissionais que ocupam altos cargos no Executivo itapemirinense, como também de Guarapari, de Vitória, de Marataízes, como, principalmente, de Itapemirim. Que viessem dos Estados Unidos, do Japão, de qualquer lugar. O que importa é que a pacata Vila hoje se tornou, verdadeiramente, Itapemirim, um município promissor, bonito, onde se têm prazer em se morar aqui.

Recente pesquisa mostra que Itapemirim está entre os primeiros municípios capixabas com melhor qualidade de vida. Parte deste progresso é resultado do trabalho desenvolvido com afinco das pessoas que aqui agora residem, pagam seus impostos, vindo de Cachoeiro ou não.

A população pôde participar de ações como mostra de teatro, seminário de bibliotecas públicas municipais, campeonatos de futebol, congressos de educação, simpósios, além de, admitam, poderem então, aplaudir surgimentos de obras que ficarão para sempre na marcados na história de Itapemirim, registrando assim o início do desenvolvimento que há tanto era esperado.

Não sou cachoeirense, mas muito me incomoda este medo que muitos têm de sentirem-se ofuscados pelo brilho que o cachoeirense tem, por sua versatilidade, por seu otimismo, por sua criatividade, por sua determinação.

Muitos pensam que prefeitura tem de servir de cabide de emprego, como afirmam: "votei no fulano, mas não consegui emprego na prefeitura". Ou ainda: "Beltrano prometeu isto, mas quem recebe os melhores salários mesmo vêm de Cachoeiro". O progresso chegou, finalmente. Merecem o que recebem! A maioria faz por merecer...

Aplaudo quem veio de Cachoeiro para trazer alegria, trabalho, desenvolvimento e progresso a Itapemirim. Parabenizo quem veio de Cachoeiro e trabalha de fato nesta terra maratimba. Vaio quem veio de Cachoeiro ou mesmo, e, principalmente, muitos que são daqui e que nada fazem por esta terra tão simpática e ainda carente em muitos aspectos. Vaio e vaiemos nós aos derrotistas, seja quem forem. Pra frente é que se deve ir... O desenvolvimento chegou e veio para ficar!

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir