Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Governo de SP acha lista de passageiros do Kasato Maru
Lista feita no Jap�o com os nomes dos primeiros emigrantes que embarcaram para o Brasil no Kasato Maru � encontrada acidentalmente em S�o Paulo
Governo de SP acha lista de passageiros do Kasato Maru
Foto: Reprodu��o

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Um importante documento para a hist�ria da imigra��o japonesa no Brasil --que completou cem anos em junho passado-- estava perdido em uma das caixas Arquivo P�blico do Estado de S�o Paulo. Trata-se da lista com a identifica��o dos primeiros imigrantes daquele pa�s que embarcaram, rumo ao Brasil, no navio Kasato Maru. Os pesquisadores j� conheciam a lista feita na chegada ao Brasil, mas n�o a feita na sa�da do Jap�o.

"Foi uma coincid�ncia mesmo. Faz�amos um levantamento em 386 caixas de requerimentos da Secretaria de Agricultura, que cuidava da imigra��o no final do s�culo 19 e no s�culo 20, quando encontramos o documento. Ele est� bastante conservado", relata Sonia Troiti�o, diretora do Arquivo Permanente.

O passo seguinte foi digitalizar a lista e disponibiliz�-la na internet.

Quem assina a lista � um funcion�rio do Consulado do Brasil em Yokohama, em 30 de abril de 1908. Na carta endere�ada ao ent�o secret�rio estadual de Agricultura, a autoridade que, na �poca, era respons�vel pelas imigra��es, ele explica que h� falhas na lista e que n�o p�de corrigi-las "por falta de tempo".

"Espero que elas [falhas] ser�o desculpadas, atendendo a que � a primeira vez que d"aqui se manda imigrantes para o Brasil, e que os costumes desta terra s�o completamente diferentes dos nossos", escreve o funcion�rio. Ele cita, por exemplo, o fato de haver diferen�as entre as datas de nascimento e as idades dos passageiros --o funcion�rio afirma que, no Jap�o, beb�s completam um ano quando come�a o ano seguinte, e n�o necessariamente ap�s 12 meses.

Na carta h� ainda outras curiosidades. O funcion�rio, a certa altura, escreve que "o japon�s, mais do que qualquer outro imigrante, s� trabalha sob as ordens de um chefe, a quem obedece cegamente". Escreve ainda que os imigrantes foram todos vacinados e as bagagens desinfetadas antes do embarque; e que o biotipo nip�nico lhe parece "mais fraco do que forte".

"Seria interessante comparar essa lista de sa�da do Jap�o e a lista de chegada no Brasil para ver quem ficou pelo caminho, j� que a viagem n�o era das mais f�ceis", prop�e Troiti�o.

Sem querer, governo de SP acha lista de passageiros do Kasato Maru.

Lista feita no Jap�o com os nomes dos primeiros emigrantes que embarcaram para o Brasil no Kasato Maru � encontrada acidentalmente em S�o Paulo.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir