Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Após mais de um mês, volta a chover em São Paulo
Pontos isolados das zonas Sul, Oeste e Centro já registram uma chuva leve
Após mais de um mês, volta a chover em São Paulo
Foto: Reprodução

Voltou a chover na cidade de São Paulo na manhã desta quinta-feira (24), após mais de um mês de estiagem. Por volta das 7h, pontos das zonas Sul e Oeste da capital paulista registravam uma chuva leve. No Centro da cidade também havia pontos isolados de chuvisco, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista.

Segundo o CGE, não chovia em São Paulo desde o dia 21 de junho. Já de acordo com a contagem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chove na capital paulista desde 23 de junho, quando foi registrada uma garoa.



A chuva chegou com a passagem de uma frente fria pelo estado, que traz muitas nuvens. A umidade deve aumentar e ajudar a melhorar a qualidade do ar, principalmente na Grande São Paulo. As nuvens devem aumentar bastante no fim da tarde. AS temperaturas também caem, e a máxima não passa dos 24ºC em São Paulo.

O período de estiagem provocou problemas para a saúde do paulistano. A umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30% - entre 20% e 30%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como estado de atenção. A população sofreu os efeitos da seca – dificuldade de respiração, pele seca, coceira nos olhos. Segundo os meteorologistas, este é o mês de julho mais seco dos últimos 14 anos.



Calor
Além da falta de chuva, a cidade tem registrado temperaturas mais altas do que o normal para o período. Na quarta-feira (23), a estação meteorológica do Inmet, no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, registrou a temperatura máxima de 28,1°C, recorde neste inverno.

O recorde histórico da capital no inverno, registrado no mês de junho de 1972, foi de 28,6ºC, de acordo com informações da Somar Meteorologia, empresa responsável pela previsão do tempo divulgada no CGE.

Após mais de um mês, volta a chover em São Paulo. Pontos isolados das zonas Sul, Oeste e Centro já registram uma chuva leve.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir