Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Aumentam os abusos sexuais contra crianças e adolescentes
A exploração e abuso sexual contra criança e adolescente contínua aumentando
Aumentam os abusos sexuais contra crianças e adolescentes
Foto: www.tvcanal13.com.br

A exploração e abuso sexual contra criança e adolescente contínua aumentando enquanto, que a maioria dos abusadores e exploradores continua impune.

Dados referente ao atendimento do Núcleo Reviver Sentinela, revelam que de 2002 a 2007 cerca de 697 casos de exploração e abuso sexual foi registrado no órgão. Este ano os mesmo tipos de violência já somam 49 casos. Além destes a violência física, psicológica e negligência elevam os números para 147 casos registrados, apenas este ano.

O Núcleo Sentinela é um dos serviços de retaguarda do centro de Referência Especializado da Assistência Social - Creas, da Prefeitura de Teresina em parceria com a Ação Social Arquidiocesana. De acordo com a assistente social do órgão Élyda Kate Luz a violência e abuso sexual contra criança em Teresina é muito maior, estes números são apenas dos casos que são encaminhados pelas delegacias, Conselho Tutelar e de alguns casos que chegam através da própria família da vítima.

Mas a assistente social afirma que ainda é muito pequeno o número de denúncia, por que geralmente as famílias, a sociedade não denuncia os abusadores, por isso muitos não são punidos. Ainda de acordo com Élyda o abuso e a exploração sexual é um tipo de violência muito camuflada, geralmente acontece dentro de casa e tem como autor na maioria das vezes os familiares ou vizinhos.

Élyda afirma também que é geralmente pela confiança nos laços sangüíneos, que a família não desconfia que o problema possa estar dentro de casa, por isso a dica é acreditar no que a criança fala, porque ela está sempre sinalizando. Também prestar atenção se a criança tem um comportamento que apresenta erotismo, ou ainda ficar atenta na mudança de comportamento da criança. Outra dica é observar se o possível abusador ou explorador interfere no relacionamento da criança com os colegas.

Embora os tipos de violência registrados no Núcleo Sentinela tenham predominância das famílias pobres, que são em torno de 90 %, o órgão tem registrado caso de família com renda de até R$ 7.000,00. "Claro que nas classes mais abastadas a violência ainda é muito mais camuflada", afirma.

Para romper com este ciclo da violência contra a criança é preciso denunciar, não precisar identificar-se, basta ligar para o 0800 280 5242, a ligação é gratuita. A denúncia ainda pode ser feita ao Conselho Tutelar ou Delegacia mais próxima.

Aumentam os abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
A exploração e abuso sexual contra criança e adolescente contínua aumentando.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir