Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Dunga admite que só o ouro interessa: Não tem outra opção
Treinador diz que na seleção apenas o primeiro lugar é valorizado
Dunga admite que só o ouro interessa: Não tem outra opção
Foto: Agência

Em qualquer outro esporte, uma medalha olímpica é motivo de alegria e comemoração para o Brasil. Mas no futebol, a história parece mudar. Dono de uma prata nos Jogos de Los Angeles, em 1984, Dunga já avisou ao grupo que apenas o ouro interessa em Pequim. E que qualquer outro resultado deve ser visto como fracasso pelo torcedor brasileiro.

- Em qualquer competição que o futebol brasileiro entra nada serve como segundo. Só o primeiro. A Holanda ficou em segundo (vice-campeã das Copas de 1974 e 1978) e falamos maravilha dela. Fomos segundo em 1998 e foi um desastre. Futebol no Brasil tem que ser primeiro. Não tem outra opção. Temos que conviver com isso e trabalhar. Não tem outra forma - disse o treinador após o primeiro treino da seleção nesta quinta-feira, em Cingapura.

Dunga teve lembrou da cultura do povo brasileiro de valorizar apenas os vencedores.

- Não adianta jogar cem partidas se não ganhar nada. Como vou dizer para os meus netos ou bisnetos que fui bom e não ganhei nada? O vencedor é sempre diferente dos outros. E temos que ser diferentes. Temos que tomar as decisões. E para isso precisamos ter atitude. Depois que acabar o jogo e o campeonato não adianta. Cada um tem que chamar a responsabilidade para si. Se fosse fácil todo mundo queria. Como é difícil poucos querem.

O meia Diego, que em 2003 sentiu o peso de ser eliminado no pré-olímpico e perder a chance de estar em Atenas, admite que sem o ouro a seleção será vista como mais uma que fracassou.

- Na bola não tem essa conversa (de prata ou bronze). Só o ouro interessa. O futebol é diferente para o Brasil. E o fato de a gente não ter essa medalha aumenta ainda mais a pressão. Mas isso é algo que o jogador da seleção está acostumado. Não tem como fugir desta responsabilidade. Se ganhar, vem a glória. Se perder, a pressão será grande.

O Brasil conquistou duas vezes a medalha de prata nas Olimpíadas: 1984, em Los Angeles, e 1988, em Seul. Em 1996, a seleção ficou com o bronze, em Atlanta.

Dunga admite que só o ouro interessa: Não tem outra opção. Treinador diz que na seleção apenas o primeiro lugar é valorizado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir