Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2008

Aumentam casos de latrocínio e roubo a transeunte no Rio
Levantamento registra aumento em outros 13 tipos de ocorrência e queda em outros 18
Aumentam casos de latrocínio e roubo a transeunte no Rio
Foto: Reprodução

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou nesta sexta-feira (25) os dados da pesquisa sobre o índice de criminalidade no Estado do Rio, referentes ao mês de maio. O crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, teve aumento de 29,4% - cinco vítimas a mais em relação ao mesmo período do ano passado.



O roubo a transeunte foi o delito que apareceu com a segunda maior taxa de aumento neste levantamento. Considerando o acumulado até maio de 2008, foram 4.321 casos, mais 18,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado.



18 delitos apresentam quedas
Os números contabilizados pelo Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança, registraram aumento em outros 13 tipos de ocorrência e queda em outros 18. Destaque para a redução de 11,8% no número de homicídios dolosos, em comparação a maior de 2007, com menos 55 vítimas.

Entre os delitos que merecem atenção pela menor incidência estão roubo de veículos (queda de 18,2%), furto de veículos (queda de 3,8%), roubo em coletivo (queda de 4,6%), roubo a residência (redução de 19,1%) e lesão corporal seguida de morte (queda de 29,2%).



Outras ocorrências que tiveram aumento foram homicídio culposo (aumento de 0,6%), auto de residência (aumento de 10,8%) e roubo de aparelho celular (aumento de 5,1,%). Todas as porcentagens são referentes ao acumulado de 2008, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foram analisados 39 itens, sendo 33 sobre tipos de crimes e seis sobre atividades policiais. Os dados são usados pela polícia para planejar as operações e orientar o patrulhamento nas áreas onde os índices de criminalidade são maiores.

Aumentam casos de latrocínio e roubo a transeunte no Rio. Levantamento registra aumento em outros 13 tipos de ocorrência e queda em outros 18.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir