Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2008

MST invade fazenda de Daniel Dantas no interior do Pará
Agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a fazenda Maria Bonita, localizada em Eldorado dos Carajás,
MST invade fazenda de Daniel Dantas no interior do Pará
Foto: J. Sobrinho/Correio de Tocantins/AE

da Folha Online

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram hoje a fazenda do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, no Pará. A fazenda Maria Bonita está localizada em Eldorado dos Carajás, no sul do Estado.

De acordo com o MST, cerca de 1.000 manifestantes participaram da invasão. Eles chegaram por volta das 5h desta sexta-feira ao local.

A ocupação é um protesto contra a compra da área pela Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, pertencente ao grupo Opportunity. O MST informa que a área não poderia ser vendida, pois se trata de terra pública.

"No dia 25 de julho, dia nacional do trabalhador rural, resolvemos ocupar uma das fazendas até então tidas como do grupo Santa Bárbara, por entendermos que as terras públicas são para a reforma agrária", afirma Ulisses Manaças, integrante da direção do MST no Pará.

Dantas --que chegou a ser preso pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha, mas foi solto depois por liminar do STF (Supremo Tribunal Federal)-- é investigado por suposta tentativa de suborno e prática de crimes financeiros.

Multa

Três lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do MTM (Movimento dos Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração) foram condenadas pela Justiça Federal em Marabá (PA) a pagar, juntas, R$ 5,2 milhões por descumprirem uma ordem judicial e invadirem em abril a Estrada de Ferro Carajás, da Vale, no sudeste do Pará.

Luís Salomé de França e Raimundo Benigno, do MTM, e Erival Carvalho, do MST, foram as únicas pessoas responsabilizadas pela invasão, que lembrou os 12 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 sem-terra foram mortos por policiais militares.

Com Agência Folha

MST invade fazenda de Daniel Dantas no interior do Pará.

Agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a fazenda Maria Bonita, localizada em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará; a propriedade pertence ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir