Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 27-07-2008

40 casos de doping são esperados na Olimpíada de Pequim
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse no sábado que a entidade espera 40 casos de doping na Olimpíada de Pequim
40 casos de doping são esperados na Olimpíada de Pequim
Foto: http://www.sportmedicina.com

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse no sábado que a entidade espera 40 casos de doping na Olimpíada de Pequim, contra os 26 registrados no último evento, em Atenas.

Segundo Rogge, o incremento se dará por causa do maior número de testes e também pela tecnologia empregada, capaz de detectar com mais precisão o eventual uso de substâncias proibidas pelos atletas.
Na China, de acordo com o COI, serão realizados 4.500 exames antidoping. Em Sydney-2000, que teve 12 casos, foram 2.500 testes.

"Eu não tenho dúvida de que o cerco ao doping é real, se você pegar a performance recente dos atletas, nota que as marcas não evoluem como ocorria há 20 ou 30 anos", afirmou.

O presidente do COI disse ainda que, por razões diplomáticas, perdeu parte de sua "liberdade de expressão". Ele se refere às críticas sistemáticas ao governo chinês de violação dos direitos humanos.

"Claro que eu valorizo os direitos humanos, mas razões de Estado me impedem de falar em detalhes sobre esse assunto. Tenho de ser muito cuidadoso com o tudo que eu digo."

COI espera até 40 casos de doping em Pequim, diz presidente.

Iraque tenta reverter exclusão dos Jogos Olímpicos de Pequim

Iraque tenta reverter exclusão dos Jogos Olímpicos de Pequim
Delegação do Governo viaja a Lausanne para uma conversa com membros do Comitê Olímpico Internacional

Uma delegação do Governo iraquiano viajou neste domingo a Lausanne, na Suíça, para tentar reverter a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de excluir o país da edição dos Jogos Olímpicos de Pequim. Segundo a agência independente de notícias "Aswat Al Iraq", a delegação é liderada pelo porta-voz do Executivo iraquiano, Ali Dabbagh, e conta também com Basel Abdel Hadi, representante do Ministério de Juventude e Esporte.

- A viagem da delegação é em resposta ao convite do COI - declara uma fonte anônima do Conselho de Ministros à agência.

Na quinta-feira passada, o COI excluiu oficialmente o Iraque dos Jogos Olímpicos de Pequim, pela "contínua interferência do Governo iraquiano nos assuntos do conselho executivo do Comitê Nacional Olímpico Iraquiano". O país deveria enviar uma delegação composta por sete atletas aos Jogos, que disputariam provas de atletismo, Judô, tiro com arco, remo e halterofilismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir