Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Missa lembra os 70 anos das mortes de Lampião e Maria Bonita
Ato ecumênico será realizado nesta segunda, na Grota de Angicos, em Poço Redondo
Missa lembra os 70 anos das mortes de Lampião e Maria Bonita
Foto: Glauco Araújo

Uma missa será realizada nesta segunda-feira (28), na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), para lembrar os 70 anos das mortes de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. Os dois foram assassinados no local em uma emboscada montada pela volante (polícia) da época. Outros nove cangaceiros morreram no combate e um policial também.

A reportagem do G1 esteve no local neste domingo (27) e acompanhou Renato de Oliveira Mendonça, 45 anos, sobrinho de Maria Bonita. Ele nunca tinha estado no ponto exato onde o casal de cangaceiros foi morto. "É uma emoção muito forte estar aqui e ver de perto um cenário de que faz parte da cultura nordestina e um pouco da história do país", disse.

Além do Rei e a Rainha do Cangaço, morreram na Grota de Angicos os cangaceiros Quinta-Feira, Luís Pedro, Mergulhão, Elétrico, Enedina e outros quatro que ainda permanecem desconhecidos, segundo o pesquisador Antônio Amaury Corrêa. Há, no entanto, um dilema entre historiadores sobre os nomes de quem estava no local.

Para João de Souza, 43 anos, outro pesquisador e historiador especializado em cangaço, apenas a identidade de um dos cangaceiros permaneceria desconhecida. "Os outros mortos seriam Macela, Moeda e Alecrim. Já na placa de homenagem aos mortos na grota também inclui nome de Colchete. Os estudos e pesquisas sobre o que efetivamente aconteceu em 1938 no local sempre continuam."

O fato é que todos tiveram suas cabeças cortadas e expostas como troféus na escadaria onde hoje funciona a Prefeitura de Piranhas (AL). Há registros oficiais de que os cangaceiros tivessem passado pelos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

Missa lembra os 70 anos das mortes de Lampião e Maria Bonita. Ato ecumênico será realizado nesta segunda, na Grota de Angicos, em Poço Redondo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir