Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Ronaldinho volta a jogar bem, e seleção olímpica vence
Craque do Barcelona faz um gol e dá um passe de calcanhar para outro
Ronaldinho volta a jogar bem, e seleção olímpica vence
Foto: Reprodução

Uma vitória fácil, em ritmo de treino. Mesmo sem um placar dilatado, o resultado foi importante para dar confiança à seleção olímpica e também marcar a volta de Ronaldinho Gaúcho, destaque da partida ao dar um passe de calcanhar no primeiro gol e marcar o segundo (confira no vídeo ao lado). No fim, o triunfo por 3 a 0 sobre Cingapura, nesta segunda-feira, na capital do país asiático, serviu para o técnico Dunga testar todos os jogadores e observar o comportamento de cada um.

Para ganhar ritmo de jogo, Ronaldinho Gaúcho ficou em campo durante os 90 minutos. Movimentou-se bem e não sentiu tanto o cansaço físico após uma semana forte de treinos com Paulo Paixão. Na próxima sexta-feira, a seleção olímpica enfrenta o Vietnã, Hanói, capital do país asiático, no último amistoso antes da estréia nos Jogos Olímpicos, no dia 7 de agosto, contra a Bélgica.

O futebol não é o principal esporte de Cingapura, que tem uma população de pouco mais de quatro milhões de habitantes. As pessoas preferem jogar golfe e badminton. Talvez, por isso, o público decepcionou. Apesar dos organizadores da partida terem reduzido o preço do ingresso com receio de um fracasso (a entrada mais barata passou a custar R$ 36 e a mais caro saia por R$ 72), mais da metade do estádio nacional estava vazio. Uma pena já que o amistoso entre os dois países vai ser o último no local, inaugurado em 1972, e que agora será demolido para a construção de uma arena mais moderna com capacidade para 60 mil pessoas.

Apenas em 127º lugar no ranking da Fifa e sem mais chances para se classificar para a Copa do Mundo de 2010, Cingapura demonstrou deste o início a fragilidade. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Diego dominou no peito na entrada da área e tentou de bicicleta. Mas o chute foi fraco e fácil para o goleiro Sunny. O lance, porém, arrancou muitos aplausos dos torcedores.

Cingapura tinha apenas uma jogada. Bola alta na área para o veterano atacante Aleksandar Duric, de 1,92m e 38 anos, que nasceu na Iugoslávia e se naturalizou. Qualquer falta, até no campo de defesa, era cobrada com chutão para a área brasileira. Bem postados, os defensores conseguiam afastar o perigo.

Lindo passe de Ronaldinho

Diante da diferença de forças entre as duas seleções, o técnico de Cingapura, Raddy Avramovic, chegou a brincar antes do jogo falando que esperava que sua equipe conseguisse segurar o Brasil, pelo menos, uns cinco minutos. Conseguiu bem mais: 20. Foi quando em um daqueles toques de gênio, Ronaldinho Gaúcho passou de calcanhar para Diego (confira no vídeo acima), que chutou rasteiro e cruzado da entrada da área para marcar o primeiro gol brasileiro. Um lindo lance. E a resistência de Cingapura parava por aí.


O segundo gol brasileiro pareceu até de pelada e mostrou o abismo técnico entre as duas seleções. O Brasil tocava a bola como queria no meio-campo. Virava de um lado para o outro sem ser incomodado. Foram quase dois minutos de posse até que Ronaldinho ajeitou mais uma vez de calcanhar, Diego lançou Pato, que chutou de primeira. O goleiro Sunny defendeu e, na sobra, Ronaldinho Gaúcho enganou o marcador na pequena área e praticamente entrou com bola e tudo. Brasil 2 a 0.

Os jogadores de Cingapura até tinham um pouco de habilidade. Mas o encanto parecia terminar rapidamente. Wilkinson, por exemplo, deu um lindo drible de letra em Hernanes, mas em seguida se enrolou e perdeu a bola sozinho. Aos 38 minutos quase saiu o terceiro gol. Lucas e Rafinha tabelaram pela direita e após o cruzamento, Pato dominou e soltou a bomba. O goleiro Sunny defendeu no susto.

E o primeiro tempo terminava sem o goleiro brasileiro Renan fazer uma defesa. A melhor chance de Cingapura foi aos 45 minutos quando Muhamad arriscou de longe e a bola foi por cima do gol.

Para o segundo tempo, Dunga resolveu testar o time. E fez três substituições de cara. Saíram Alexandre Pato, Diego e Thiago Silva, entraram Rafael Sóbis, Thiago Neves e Breno. O Brasil seguiu bem superior. Aos sete minutos, Rafael Sóbis tocou para Marcelo, que entrou na área e tocou na saída do goleiro. A bola foi para fora.

Mas aos 11 minutos, a defesa brasileira bobeou. E por duas vezes quase que o Brasil sofreu o gol. Primeiro em um chute de Jantan. Renan espalmou e na sobra Mustafic apareceu chutando forte. A forte foi que a bola foi para fora.

Aos 18 minutos, Rafael Sóbis perdeu uma ótima chance ao ser ao chutar travado com o zagueiro. Pouco depois, em uma arrancada pela direita, Ramires quase fez o terceiro. Mas o zagueiro Daniel Bennett conseguiu tirar quase em cima da linha. Aos 29, Thiago Neves limpou bonito na área e chutou no canto direito. Lewis fez uma difícil defesa. O terceiro gol demorou, mas saiu. Aos 35 minutos, Thiago Neves fez boa jogada pela direita e cruzou para Jô cabecear livre na pequena área e marcar. No final da partida, aos 45 minutos, o zagueiro Alex Silva foi expulso após acertar uma cotovelada jogador da Cingapura.

O jogo contra Cingapura foi a primeira parte da preparação da seleção para as Olimpíadas. No dia 1º de agosto, a equipe vai fazer um amistoso com o Vietnã, em Hanói. A estréia do Brasil, que está no Grupo C, nos Jogos é contra a Bélgica, em 7 de agosto. Três dias depois, a seleção encara a Nova Zelândia. O último jogo da primeira fase é contra a China, em 13 de agosto.

Ronaldinho volta a jogar bem, e seleção olímpica vence. Craque do Barcelona faz um gol e dá um passe de calcanhar para outro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir