Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Presidente anuncia implantação de duas fábricas da Embraer
Diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, cumprimenta o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado.
Presidente anuncia implantação de duas fábricas da Embraer
Foto: Francisco Leong/AFP

Elaine Patricia Cruz
Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (26), em Lisboa, a implantação de duas fábricas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), na cidade de Évora, em Portugal. Com investimentos estimados em 148 milhões de euros (R$ 366 milhões), as novas unidades industriais vão fabricar componentes estruturais para aeronaves.

Na cerimônia em que fez o anúncio, o presidente elogiou a Embraer e disse que a empresa é uma das "paixões nacionais". Lula ressaltou o fato do governo brasileiro ter comprado, recentemente, dois aviões produzidos pela empresa. "Uma empresa brasileira no exterior é sempre uma bandeira brasileira no exterior e um espaço político de negociação e um espaço econômico de comercialização", disse.

Para o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, a implantação das fábricas é de grande importância para o país. "Significa, em primeiro lugar, que Portugal vai dar um pulo naquilo que é sua afirmação na área industrial. Vamos passar a ter um cluster aeronáutico. Vamos entrar na indústria aeronáutica pela primeira vez. E entramos em aliança com uma das melhores empresas do mundo", disse, em entrevista a jornalistas brasileiros, depois da cerimônia.

Presidente anuncia implantação de duas fábricas da Embraer em Portugal.

Diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, cumprimenta o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. O governo português assinou um acordo com a empresa brasileira para produção de componentes de aviões no país.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir