Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Explosões na Índia deixam ao menos 15 mortos e 100 feridos
Carros queimam em local onde houve uma explosão hoje em Ahmedabad, na Índia; segundo o governo, 15 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em uma série de explosões na cidade
Explosões na Índia deixam ao menos 15 mortos e 100 feridos
Foto: AP

da Folha Online

Ao menos 15 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em uma série de explosões ocorridas neste sábado, na cidade de Ahmedabad (oeste do país).

O ministro do Desenvolvimento Urbano do Estado de Gujarat (onde fica Ahmedabad), Nitin Patel, disse, segundo a agência de notícias Associated Press (AP) que as explosões ocorreram em diversos bairros no leste da cidade na manhã de hoje (horário local).

O secretário de governo, Madhukar Gupta, disse que foram registrados relatos de 13 ou 14 explosões.

As explosões ocorreram um dia depois de outras sete explosões de baixa intensidade terem ocorrido na cidade de Bangalore (sul do país), deixando ao menos um morto e sete feridos, segundo a polícia local. Segundo a BBC, as explosões ocorreram com intervalos de minutos entre uma e outra, no início da tarde.

Segundo a rede de TV CNN, uma das explosões de hoje ocorreu em um ponto de ônibus; outras ocorreram em uma estação de trem, dentro de um ônibus e outra explosão ocorreu embaixo de um carro nas proximidades de um hospital.

Imagens de locais onde ocorreram as explosões mostravam motos e bicicletas destruídas, com uma multidão se formando em volta do local, segundo a CNN.

Todas as regiões metropolitanas da Índia foram colocadas em estado de alerta. O premiê indiano, Manmohan Singh, condenou as explosões. A imprensa indiana e os serviços de inteligência do país informaram ter recebido um e-mail supostamente enviado pelo grupo extremista Mujahidin Indiano, que avisava sobre um possível ataque.

O grupo assumiu a autoria de ataques quase simultâneos ocorridos no país em maio, que deixaram ao menos 63 mortos na cidade de Jaipur (noroeste do país). À época, o grupo declarou "guerra aberta" contra a Índia --o grupo acusou o governo por 60 anos de perseguição aos muçulmanos e pelo apoio a políticas dos EUA.

O grupo também assumiu a autoria pelas explosões ocorridas em cidades no Estado de Uttar Pradesh em novembro do ano passado. Ahmedabad é a maior cidade de Gujarat.

Explosões na Índia deixam ao menos 15 mortos e 100 feridos.

Carros queimam em local onde houve uma explosão hoje em Ahmedabad, na Índia; segundo o governo, 15 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em uma série de explosões na cidade.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir