Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Atentados deixam Índia em alerta de segurança
Polícia da Índia inspeciona supermercado lotado na cidade de Srinagar neste domingo; segurança do país está em alerta após explosões que mataram dezenas de pessoas
Atentados deixam Índia em alerta de segurança
Foto: Rouf Bhat/AFP

Autoridades indianas decretaram alerta de segurança nas principais cidades do país depois que uma série de atentados provocou a morte de 45 pessoas e deixou mais de cem feridas em Ahmedabad, no Estado de Gujarat, no sábado.

A série de 17 explosões atingiu áreas residenciais, mercados, a rede de transportes e hospitais em um intervalo de uma hora na cidade, e outras duas bombas, não detonadas, foram encontradas neste domingo. Outras duas bombas foram encontradas na cidade de Surat, na região.

A presidente Pratibha Patil pediu ao povo que "permaneça firme neste momento difícil e mantenha a paz e harmonia". O primeiro-ministro Manmohan Singh também condenou os ataques e pediu às pessoas que mantenham a calma.

Gujarat foi palco de violência sectária entre hindus e muçulmanos em 2002, quando mais de mil de pessoas morreram nos conflitos. Tropas federais e de choque foram enviadas para a cidade neste domingo.

Um grupo islâmico pouco conhecido, auto-intitulado Mujahideen Indiano assumiu a autoria dos atentados.

Alerta de segurança Os atentados em Gujarat ocorreram um dia depois que uma série de explosões deixou uma pessoa morta em Bangalore, no sul da Índia.

A segurança foi reforçada em todas as grandes cidades indianas, inclusive Mumbai, Jaipur e Delhi, especialmente em mercados e outras áreas públicas.

Segundo o correspondente da BBC Damian Grammaticas, em Delhi, os atentados em Ahmedabad parecem ter sido planejados e altamente coordenados, com algumas bombas explodindo do lado de fora de hospitais para onde os feridos das explosões anteriores haviam sido levados.

Um médico disse que estava tratando vítimas das explosões quando outra bomba foi detonada do lado de fora do hospital, provocando caos. Ele disse que todo o prédio sacudiu e que a rua do lado de fora ficou coberta de sangue.

Muitas pessoas estão com medo de sair às ruas na cidade, temendo novos atentados. O controverso ministro chefe de Gujarat, Narendra Modi, disse que "a terra de Mahatma Gandhi foi ensangüentada por terroristas que não devemos poupar".

"Terroristas estão lançando uma guerra contra a Índia. Nós devemos nos preparar para uma longa batalha contra o terrorismo", disse ele.

Em 2002, Modi foi acusado de não proteger os muçulmanos durante os choques com os hindus no Estado. Na ocasião, a violência começou quando um incêndio em um trem carregando peregrinos hindus causou a morte de 59 pessoas.

Em maio, mais de 60 pessoas morreram em uma série de explosões semelhantes em Jaipur, e as autoridades agora investigam se todos os atentados estão relacionados.

Atentados deixam Índia em alerta de segurança.

Polícia da Índia inspeciona supermercado lotado na cidade de Srinagar neste domingo; segurança do país está em alerta após explosões que mataram dezenas de pessoas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir